São Paulo, terça-feira, 27 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Economia sul-coreana tem maior avanço desde 2002

DA REDAÇÃO

Uma das raras economias que conseguiram evitar a recessão durante o pior período da crise global (entre o quarto trimestre de 2008 e o segundo deste ano), a Coreia do Sul voltou a surpreender, registrando o maior crescimento em sete anos.
O PIB sul-coreano (o 15º maior do mundo) cresceu 2,9% no terceiro trimestre em relação aos três meses anteriores, a maior alta desde os primeiros três meses de 2002 e superando a estimativa de analistas, que apostavam em avanço de 1,9%. No segundo trimestre, a economia da Coreia do Sul tinha se expandido em 2,6%.
A Coreia do Sul, a Austrália e a Indonésia foram as únicas das 20 maiores economias globais (desconsiderando China e Índia, que não fazem comparação do PIB trimestral com os três meses imediatamente anteriores) que não entraram em recessão -ou seja, dois trimestres consecutivos de retração no PIB. As economias desses países tiveram queda no último trimestre de 2008, mas se recuperaram no início deste ano.
Parte do avanço do PIB da Coreia do Sul é explicada pelas exportações, que cresceram 5,1% de julho a setembro, com grandes empresas como Hyundai, Kia e Samsung registrando aumento nos lucros.
Nas últimas semanas, especula-se que a Coreia do Sul vai seguir o exemplo da Austrália e começar a baixar a taxa de juros, que está em 2%.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Roubini vê riscos em operações com dólar
Próximo Texto: Telefonia: JP e Santander podem assessorar Telefónica na GVT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.