São Paulo, Sábado, 27 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lampreia prevê que reunião fracassará

da Sucursal do Rio

e do enviado especial ao Rio

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, disse ontem que há "um risco muito sério" de esvaziamento da reunião ministerial da OMC (Organização Mundial de Comércio) em Seattle (EUA) por conta do desacordo completo nas reuniões preparatórias.
"Nenhuma vírgula foi acordada até agora. O que se vai mandar para lá é uma página em branco", afirmou. "Como diz aquele princípio mineiro, é muito complicado fazer uma reunião como essa sem que tudo esteja previamente combinado."
As declarações de Lampreia foram feitas no 19º Enaex (Encontro Nacional de Comércio Exterior). Embora desapontado, ele disse que não faria sentido o Brasil ficar de fora das negociações da chamada Rodada do Milênio, como propusera anteontem o ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes.
"Sabotar a reunião seria uma irresponsabilidade que não beneficiaria ninguém", disse o ministro durante sua palestra no Enaex, procurando dar um tom diplomático ao clima que se formou com as declarações de Pratini.
Mais tarde, ele disse que o ministro da Agricultura não estava propondo sabotar a Rodada do Milênio (conjunto de negociações comerciais que se espera começar em Seattle) caso a discussão dos problemas do comércio de produtos agrícolas não seja incluída na pauta. Para Lampreia, a declaração foi "modo de falar".
Lampreia procurou também botar panos quentes sobre o discurso que atribui à resistência da União Européia o impasse sobre a questão agrícola.
Segundo ele, embora a UE seja a maior interessada em evitar a liberalização do comércio agrícola, outros países, como os EUA, também "protegem fortemente suas agriculturas".


Texto Anterior: Globalização: Risco para Rodada do Milênio já assusta
Próximo Texto: Protestos roubam a cena em Seattle
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.