UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quebra na safra de café derruba produção agropecuária, diz IBGE

DA SUCURSAL DO RIO

Uma quebra de 20% na safra de café deste ano foi, para o IBGE, a principal causa do mau desempenho da produção agropecuária brasileira no terceiro trimestre, que teve queda de 6,7% na comparação com o trimestre anterior. A redução foi a maior desde o primeiro trimestre de 1998 (-9,7%). Em relação ao mesmo trimestre de 2002, a queda foi de 2,8%.
Os técnicos explicaram que o café é a principal safra do terceiro trimestre, período no qual várias outras safras importantes, como a de soja, já foram colhidas. "O resultado está fortemente influenciado por efeitos sazonais", disse Rebeca Palis, do IBGE, ressaltando que não há nada errado com o setor agropecuário, com exceção da quebra de safra do café.
A produção agropecuária não apresentava resultado negativo em relação ao trimestre imediatamente anterior desde a queda de 1% ocorrida no primeiro trimestre de 2002. Já na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o último resultado negativo havia sido no quarto trimestre de 2000 (-3,9%).
Apesar do mau desempenho, a agropecuária continua sendo o principal ponto de sustentação da economia brasileira em 2003 do ponto de vista da produção. Ela cresceu 5,1% de janeiro a setembro, contra uma queda de 0,7% na indústria e de 0,3% nos serviços.


Texto Anterior: Luís Nassif: A mocinha da Varig
Próximo Texto: Ano do dragão: Pressão menor de tarifa derruba inflação em SP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.