São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2008

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Jornais premiam os melhores anúncios

7º Prêmio ANJ é entregue em São Paulo; setor espera manter faturamento em 2009 apesar da crise

DA REPORTAGEM LOCAL

O 7º Prêmio ANJ (Associação Nacional de Jornais) de Criação Publicitária, entregue ontem em São Paulo, coroou um dos períodos de maior crescimento dos jornais brasileiros na história recente. Após seis anos de crescimento ininterrupto, o faturamento publicitário dos jornais passou de R$ 1,9 bilhão, em 2002, para R$ 3,1 bilhões, no ano passado, de acordo com o Projeto Inter-Meios.
Em 2008 a tendência continua de alta. De janeiro a setembro, as empresas do setor faturaram R$ 2,5 bilhões, contra R$ 2,2 bilhões dos primeiro nove meses de 2007. A alta é de 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
"O ano de 2008 foi o ano da publicidade em jornal", diz Judith Brito, presidente da ANJ e diretora-superintendente do Grupo Folha. "E vai continuar sendo, mesmo nos tempos bicudos que vamos enfrentar. Se anunciar é importante nos tempos de vacas gordas, investir em propaganda é ainda mais importante quando a situação fica mais complicada."
Segundo Brito, as empresas do setor ainda estão muito cautelosas para fazer orçamentos e projeções para 2009. No entanto, esperam pelo menos repetir o desempenho de 2008.
"Se repetirmos o faturamento deste ano, já será um sucesso", afirma Brito. "A crise mundial está aí, mas a credibilidade dos jornais ajudará os anunciantes a vencer os desafios do cenário econômico."
Para atingir a meta, os veículos contam com a criatividade de agências e anunciantes, como os premiados ontem. O vencedor nacional foi o anúncio "Fuja do padrão", criado pela agência Lew, Lara/TBWA para a Nissan.
"Queríamos passar a idéia de que, como os carros Nissan, os leitores também podem fugir do padrão e se diferenciar", diz Luiz Ritton, diretor de mídia da Lew, Lara.
Veiculado em "O Estado de S.Paulo, no dia 20 de julho, o anúncio era uma capa branca do jornal que convocava 140 mil assinantes a fazerem sua própria capa. No site do jornal, uma ferramenta eletrônica permitia que o assinante carregasse fotos e escrevesse sua própria manchete.
Cerca de mil assinantes responderam colocando seus filhos, casamento e viagens na capa. Na semana seguinte, receberam os exemplares customizados em casa.
"A tendência de integrar os diferentes formatos de mídia tende a se acentuar", diz Brito. "A interação torna o anúncio mais atraente ao leitor."
O anúncio "Em poucas linhas, toda a história" criado para o Terra pela DM9DDB e veiculado na Folha, em 21 de abril, mereceu a categoria Prata em anúncios de meia página. Anúncios da Kia Motors veiculados na Folha mereceram outros três prêmios regionais.
Além de um computador iBook dado aos cinco vencedores regionais, os campeões nacionais receberam como prêmio uma viagem ao Festival de Publicidade de Cannes de 2009, bem como a inscrição da peça na disputa.


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