|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Jornais premiam os melhores anúncios
7º Prêmio ANJ é entregue em São Paulo; setor espera manter faturamento em 2009 apesar da crise
DA REPORTAGEM LOCAL
O 7º Prêmio ANJ (Associação Nacional de Jornais) de
Criação Publicitária, entregue
ontem em São Paulo, coroou
um dos períodos de maior crescimento dos jornais brasileiros
na história recente. Após seis
anos de crescimento ininterrupto, o faturamento publicitário dos jornais passou de R$ 1,9
bilhão, em 2002, para R$ 3,1 bilhões, no ano passado, de acordo com o Projeto Inter-Meios.
Em 2008 a tendência continua de alta. De janeiro a setembro, as empresas do setor faturaram R$ 2,5 bilhões, contra R$
2,2 bilhões dos primeiro nove
meses de 2007. A alta é de
15,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
"O ano de 2008 foi o ano da
publicidade em jornal", diz Judith Brito, presidente da ANJ e
diretora-superintendente do
Grupo Folha. "E vai continuar
sendo, mesmo nos tempos bicudos que vamos enfrentar. Se
anunciar é importante nos
tempos de vacas gordas, investir em propaganda é ainda mais
importante quando a situação
fica mais complicada."
Segundo Brito, as empresas
do setor ainda estão muito cautelosas para fazer orçamentos e
projeções para 2009. No entanto, esperam pelo menos repetir
o desempenho de 2008.
"Se repetirmos o faturamento deste ano, já será um sucesso", afirma Brito. "A crise mundial está aí, mas a credibilidade
dos jornais ajudará os anunciantes a vencer os desafios do
cenário econômico."
Para atingir a meta, os veículos contam com a criatividade
de agências e anunciantes, como os premiados ontem. O
vencedor nacional foi o anúncio "Fuja do padrão", criado pela agência Lew, Lara/TBWA
para a Nissan.
"Queríamos passar a idéia de
que, como os carros Nissan, os
leitores também podem fugir
do padrão e se diferenciar", diz
Luiz Ritton, diretor de mídia da
Lew, Lara.
Veiculado em "O Estado de
S.Paulo, no dia 20 de julho, o
anúncio era uma capa branca
do jornal que convocava 140
mil assinantes a fazerem sua
própria capa. No site do jornal,
uma ferramenta eletrônica
permitia que o assinante carregasse fotos e escrevesse sua
própria manchete.
Cerca de mil assinantes responderam colocando seus filhos, casamento e viagens na
capa. Na semana seguinte, receberam os exemplares customizados em casa.
"A tendência de integrar os
diferentes formatos de mídia
tende a se acentuar", diz Brito.
"A interação torna o anúncio
mais atraente ao leitor."
O anúncio "Em poucas linhas, toda a história" criado para o Terra pela DM9DDB e veiculado na Folha, em 21 de
abril, mereceu a categoria Prata em anúncios de meia página.
Anúncios da Kia Motors veiculados na Folha mereceram outros três prêmios regionais.
Além de um computador
iBook dado aos cinco vencedores regionais, os campeões nacionais receberam como prêmio uma viagem ao Festival de
Publicidade de Cannes de
2009, bem como a inscrição da
peça na disputa.
Texto Anterior: Empresários criticam itens da reforma Próximo Texto: Europa propõe plano anticrise de 200 bi Índice
|