São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil e Rússia acertam reunião dos Brics em 2009

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, durante encontro com o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, que os Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China) são uma "força poderosa no diálogo sobre questões de interesse global". Para ele, a crise econômica global é uma oportunidade para fortalecer os países que integram o grupo.
Medvedev concordou que Rússia e Brasil "podem intervir no processo" de delinear uma nova arquitetura financeira mundial. "A crise não começou nos nossos países, mas devemos intervir no processo."
Lula afirmou que Brasil e Rússia têm "grandes expectativas" para a primeira cúpula presidencial do grupo, em 2009, na Rússia.
"O presidente Medvedev e eu também celebramos os avanços dos Brics como fórum de diálogo e de ações comuns. Saudamos, também, a crescente aproximação do Mercosul com a Rússia. Já existe um acordo para impulsionar o diálogo político e a cooperação."
De acordo com Lula, Medvedev e ele estiveram juntos na reunião do G20, em Washington, em que discutiram soluções pra a crise econômica global. (RAPHAEL GOMIDE)


Texto Anterior: Consumo nos EUA tem a maior queda em sete anos
Próximo Texto: Vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.