São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA

Atacado e dólar influenciam mais o índice

DA REPORTAGEM LOCAL

Existem várias formas para calcular a inflação em um país. Cada índice tem a sua utilidade para determinados setores da economia e é influenciado por fatores diversos.
O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), é um dos índices mais utilizados no país no reajuste de contratos, inclusive os firmados entre governo e empresas de serviços públicos, como as de telefonia e de energia.
O principal componente do IGP-M são os preços por atacado, que são os primeiros a sentir os efeitos da alta do dólar. Os preços por atacado têm bastante influência no índice porque, como ele é referência para contratos entre subsidiárias e o governo, precisa refletir a alta nos custos dessas empresas. Já o dólar pesa bastante porque a compra de commodities, serviços e materiais importados se reflete imediatamente nos preços por atacado e é repassado para o IGP-M.
O IGP-M, entretanto, não necessariamente reflete o aumento de preços sentido pelo consumidor. Essa variação de preços corresponde a apenas uma parcela -menor que a dos preços por atacado- do indicador completo e influencia menos no resultado final. Essa variação é melhor refletida pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor).


Texto Anterior: Petrobras deverá anunciar hoje novo reajuste para combustíveis
Próximo Texto: Escalada de preços atrai investidores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.