São Paulo, quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

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ANÁLISE

Produto pode ajudar mídia, mas a preço alto

DO "NEW YORK TIMES"

Com o esperado anúncio do iPad, a Apple pode estar dando à indústria de mídia uma espécie de máquina do tempo -uma chance de desfazerem os erros do passado.
Quase todas as empresas de mídia afundaram com a era da internet, na medida em que cederam de graça o seu conteúdo impresso e em vídeo e, como resultado, viram os consumidores debandarem.
Mas a Apple, ao casar seu software reconhecidamente ágil e seu design com o sistema de pagamento do iTunes, pode estar criando um modo para que as empresas de mídia alterem a economia e as atitudes de consumo da era digital.
Essa oportunidade, no entanto, vem com um enorme porém: Steven P. Jobs.
Jobs, o presidente-executivo da Apple, tornou a empresa a mais importante distribuidora de música ao impor sua própria vontade sobre as gravadoras, forçando-as a aceitar os preços e outros itens impostos pela Apple. A Apple vendeu uma quantidade imensa de música, mas as gravadoras alegam que o iTunes destruiu o conceito de álbum e prejudicou ainda mais o foco principal delas, que já estava se deteriorando.
Com o novo tablet, as empresas de mídia podem estar se submetendo às mesmas restrições de preço e sacrificando a relação direta delas com os consumidores para a Apple.
Por ora, pelo menos, as indústrias de mídia e tecnologia estão olhando para o lado positivo. "Steve acredita nas companhias da velha mídia e quer que elas se deem bem", disse uma pessoa que conhece o plano de marketing da Apple para o novo aparelho, mas que pediu para que seu nome não fosse identificado. "Ele acredita que a democracia está vinculada à imprensa livre e que isso depende da existência de uma imprensa profissional."
Outro motivo de otimismo é a disposição dos consumidores de gastar dinheiro com seus aparelhos móveis, como ocorre com a compra de toques para telefone celular e o uso de mensagens de texto.


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