São Paulo, Quinta-feira, 28 de Janeiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nota do BC rejeita a tese de moratória

da Sucursal de Brasília

O Banco Central divulgou nota rejeitando sugestão supostamente feita pelo presidente da Argentina, Carlos Menem, para que o Brasil decretasse uma moratória da dívida interna.
"As sugestões formuladas nessa direção apenas contribuem para criar um ambiente de instabilidade na América Latina", diz a nota.
Ontem, o jornal argentino "La Nación" publicou declaração de Menem sobre a moratória. "Um plano Bonex é o que faz falta ao Brasil", disse Menem.
O plano Bonex foi uma moratória decretada em 1989 pelo governo argentino antes do lançamento do Plano Cavallo, que criou o "currency board", sistema de câmbio fixo que permite a conversão livre de pesos por dólares.
O BC rebate a sugestão de moratória: "O governo brasileiro considera desastrosas as experiências de moratória, qualquer que tenha sido o seu propósito, no Brasil ou em outro país".
Anteontem, o presidente do BC, Francisco Lopes, havia criticado proposta de dolarização da economia. Lopes disse, em sabatina no Senado, que cada país deve defender sua moeda como soldados fazem na guerra com símbolos nacionais, como a bandeira e o hino.


Texto Anterior: "Centralizar câmbio é um erro", diz Serra
Próximo Texto: Missão do FMI vai ao Banco Central
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.