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São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 2003

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COMÉRCIO EXTERIOR

Exportações do Brasil para a Argentina crescem 60% em janeiro
As exportações brasileiras começam a recuperar o espaço perdido no mercado argentino. Em janeiro, as vendas para o país vizinho atingiram US$ 228 milhões, um volume 60% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado. Os governos dos dois países também se preparam para, com os demais membros do Mercosul, promover os produtos da região no mercado internacional.
Ontem, o presidente da Apex (Agência de Promoção de Exportações do Brasil), Juan Manuel Quirós, reuniu-se, em Buenos Aires, com empresários brasileiros e argentinos e com representantes do governo do país. O objetivo foi iniciar as reuniões para adotar uma estratégia única de promoção comercial no exterior.
O primeiro projeto será o da indústria de móveis. Técnicos do Brasil e da Argentina trabalham para detalhar toda a linha de produção do setor nos dois países e, depois de levantados os dados, organizar uma política única de promoção comercial: participação em eventos, feiras, transporte, estratégia de vendas. A iniciativa faz parte da estratégia dos dois países para fortalecer o Mercosul. Quirós diz que, depois do desempenho péssimo de 2002, as vendas para a Argentina voltaram a se recuperar e que os dois países podem trabalhar conjuntamente para aumentar as vendas do Mercosul.
Ontem, o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, que também foi a Buenos Aires em busca de empresários interessados em investir no Estado, encontrou-se com o presidente Eduardo Duhalde.
Durante a visita, o governador prometeu apoio a um grupo de empresários brasileiros e argentinos. Os empresários assinaram ontem um protocolo de intenções para a produção conjunta de um avião para uso agrícola. (DE BUENOS AIRES)


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