UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁGUIA ENVELHECIDA

Para presidente do Fed, aumento da imigração pode ajudar

Greenspan quer mudar Previdência

DA REDAÇÃO

O presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos), Alan Greenspan, disse ontem que o sistema de Previdência e de assistência médica dos EUA têm que mudar para serem sustentáveis
Segundo ele, o envelhecimento da população americana poderia ter "efeitos importantes" sobre as contas nacionais. Afirma, no entanto, que a economia de seu país está preparada para fazer os ajustes necessários.
Ao Comitê de Envelhecimento da População do Senado americano, Greenspan disse que, em algum momento, os legisladores terão que enfrentar o fato de que a geração que ficou conhecida como "baby boom" -aqueles nascidos entre 1946 e 1964- irá começar a se aposentar em 10 anos.
As medidas que poderiam limitar o impacto, disse o presidente do Fed, incluem aumento das taxas de imigração, uma significativa aceleração do crescimento da produção e a elevação da idade em que se passa a receber os benefícios. "Nosso mercado aberto de trabalho pode se adaptar às diferentes necessidades e capacidades da maioria da população."
Greenspan vem recebendo críticas duras por parte de políticos republicanos por ter discordado do plano de redução de impostos do presidente americano, George W. Bush.
O senador republicano Jim Bunning disse ao presidente do Fed: "O senhor está neste cargo há muito tempo. Alguns diriam que tempo demais".
Greenspan, que completará 77 anos em março, é presidente do Fed desde 1987.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Energia: Alerta amarelo segura preço do petróleo
Próximo Texto: Indicadores dos EUA apontam tendência mista
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.