UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Qual é a safra?
IBGE e Conab, dois órgãos do governo, divulgaram ontem previsões de safra para este ano. Assim como tem ocorrido nas últimas divulgações, os dados não coincidem. O IBGE, que tem ficado mais próximo dos acertos, sempre estima uma safra menor.

Os novos dados
Nas contas da Conab, a safra 2002/3 fica em 112,4 milhões de toneladas, com avanço de 16,3% em relação à anterior. Já o IBGE prevê safra de 107,4 milhões, com alta de 10,6%. As diferenças, em parte, se devem à metodologia do IBGE, que, por ora, considera a mesma safra de inverno (milho safrinha e trigo) de 2002.

Os números
O IBGE espera uma produção de 32,05 milhões de toneladas de milho na safra de verão. Os dados da Conab indicam 31,86 milhões. Já a safra de soja sobe para 49,1 milhões nas contas do IBGE e para 49,65 milhões segundo a Conab.

As grandes diferenças
A Conab estima a safrinha de milho em 8,97 milhões de toneladas; a de trigo em 4,5 milhões e a do sorgo em 1,1 milhão de toneladas para este ano. O IBGE mantém dados do ano passado, quando problemas climáticos causaram queda de safra no inverno.

Área plantada
A área plantada total com grãos deverá subir para 42,3 milhões de hectares nesta safra, segundo a Conab. Em geral, os números da Conab e do IBGE para os principais produtos não diferem muito. A área de soja sobe para 18 milhões de hectares; a de milho na safra de verão, para 9,4 milhões; e a de arroz, 3,19 milhões.

Atraso na soja
Acompanhamento das lavouras de soja feito pela FNP mostra um bom desenvolvimento da cultura no país, mas há um pequeno atraso em relação à safra anterior, diz Stael Prata Silva Neto. A colheita atinge 4,81% da área plantada, e aregião Centro-Oeste lidera com 8,74% colhidos. No Paraná, a colheita atinge 4%.

Redução de prazos
O CMN reduziu o prazo de pagamento do financiamento de colheitadeiras de oito para seis anos, e o de tratores e de implementos de seis para cinco anos. Os recursos aprovados vão financiar operações realizadas até 30 de junho e serão liberados nos próximos dias, diz o Ministério da Agricultura.

Estocagem de café
Amauri Dimarzio, secretário-executivo do Mapa, diz que o governo vai liberar R$ 300 milhões para financiar a colheita e a estocagem de café da safra 2002/3. Os recursos são do Funcafé e terão juros de 13%.

Safra paulista
A safra paulista de cana-de-açúcar deverá atingir 234 milhões de toneladas neste ano, segundo o Instituto de Economia Agrícola, com crescimento de 10% sobre a anterior.

Sem mudanças
Já a safra de laranja deverá subir para 363 milhões de caixas de 40,8 quilos, com pouca alteração em relação à do ano anterior, segundo o IEA.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Dólar cai 0,53% com entrada de recursos
Próximo Texto: Recall da privatização: Miro diz que há monopólio na telefonia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.