São Paulo, sábado, 28 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIB per capita registra queda pela quinta vez

DA SUCURSAL DO RIO

Nos 13 anos que compõem a atual série de dados sobre o PIB do IBGE, o PIB per capita apresentou queda em cinco. Nos últimos cinco anos, houve duas quedas (1999 e 2003) e uma estabilidade. A média de crescimento no período é de 0,3%.
Apesar de não refletir a realidade da distribuição de renda no país, a renda per capita permite medir se, na hipótese de uma distribuição equânime, os habitantes do Brasil estariam mais ricos ou mais pobres ao longo de um determinado período. Por exemplo, os brasileiros ficaram 1,5% mais pobres em 2003.
Outra função importante da renda per capita é a de permitir a comparação internacional da disponibilidade de renda. Fica fácil saber por que os EUA são mais ricos que o Brasil quando se dividem os PIBs dos dois países por suas respectivas populações.
É verdade que essa comparação não é perfeita. Como, para comparar, é preciso converter as moedas dos países a uma moeda de curso internacional (o dólar, em geral), fica distorcido o poder de compra interno da renda média de cada um desses países. Um dólar não compra nos EUA o que R$ 3 compram no Brasil.


Texto Anterior: Investimentos caem pelo 2º ano seguido
Próximo Texto: Construção civil sente queda na renda e nos investimentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.