São Paulo, sábado, 28 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investimentos caem pelo 2º ano seguido

DA SUCURSAL DO RIO

A queda de 6,6% no volume de investimentos na economia brasileira no ano passado foi a segunda consecutiva e a terceira superior a 6% desde 1992, primeiro ano da atual série da pesquisa do IBGE.
O resultado de 2003 foi exatamente igual ao de 1992 e 0,6 ponto percentual menor que o recorde negativo de queda de 7,2%, registrado em 1999.
No final de março, o IBGE divulgará a taxa de investimento, que vem a ser a participação das novas inversões no valor total do PIB. Em 2002, quando o volume de investimentos caiu 4,2%, a sua participação no total do PIB foi de 18,7%, a menor taxa em dez anos.
"O investimento é o dado que ratifica o grau de credibilidade. Pelos dados do ano passado, não há credibilidade na atual política econômica brasileira", disse Fernando Pinto Ferreira, diretor da consultora Global Invest.
Para Ferreira, "o Brasil está perdendo o bonde dos investimentos internacionais", por não estar se beneficiando da elevada liquidez e das taxas de juros baixas que vigoram no mercado internacional. Esse fato, segundo ele, torna "muito limitado" o potencial de crescimento econômico do país.
Paulo Levy, diretor do Ipea, tem avaliação diferente. Segundo ele, apesar do número geral negativo do ano passado, os investimentos aparecem como um dado positivo na divulgação do PIB feita ontem pelo IBGE.
De acordo com Levy, o crescimento de 4% no volume investido no último trimestre do ano passado, em relação ao terceiro, ratificou uma tendência constatada pelo crescimento de 2,3% da mesma variável no terceiro trimestre, em comparação ao segundo.
Nos dois primeiros trimestres do ano passado, os números eram fortemente negativos. No segundo, houve queda de 6,8% em relação ao primeiro, e, no primeiro, os investimentos encolheram 4,6% em relação ao último trimestre de 2002.
(CHICO SANTOS)


Texto Anterior: Ano perdido: PIB tem a primeira queda desde 92
Próximo Texto: PIB per capita registra queda pela quinta vez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.