São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iene e franco suíço se valorizam com o cenário de volatilidade

DA REDAÇÃO

O iene e o franco suíço foram os grandes vencedores ontem. Analistas disseram que os investidores fugiram dos investimentos de mais risco e se afastaram do "carry trade" -operação em que investidores fazem empréstimo (em moeda como a japonesa), pagando juros mínimos, e o investem em outros mercados, como o Brasil.
O iene se valorizou em 1,6% em relação ao dólar, atingindo a sua maior cotação em dois meses, e 1% na comparação com o euro. Já o franco suíço teve uma valorização de 0,7% ante a moeda norte-americana e de 0,2% em relação ao euro.
A crescente popularidade do "carry trade" tem deixado essas moedas sob pressão nos últimos meses. O diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Rodrigo de Rato, criticou a operação em discurso na segunda-feira. Para ele, o "carry trade" com a moeda japonesa pode "piorar os desequilíbrios globais".


Com o "Financial Times"

Texto Anterior: Turbulência global / vulnerabilidade: BC compra dólar, e reservas vão a US$ 100 bi
Próximo Texto: China faz preço do barril de petróleo ter dia instável
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.