UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA

Hugo Chávez quer que Banco Central baixe os juros e ameaça recorrer à Justiça
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaçou apelar ao Tribunal Supremo de Justiça se o Banco Central de seu país não baixar as taxas de juros.
"O governo não vai cruzar os braços. Se tivermos que ir ao TSJ, o governo está disposto a fazê-lo, porque é pedir justiça", disse Chávez.
Ele afirmou ter pedido várias vezes à instituição no último mês que fixe a taxa em no máximo 30% ao ano. A taxa atual é de 39% ao ano. Segundo ele, o corte estimularia os investimentos.
Em discurso na televisão, Chávez afirmou que o país precisa reestruturar sua dívida externa de US$ 22 bilhões, o que causou temores de uma possível moratória.
Mas o ministro das Finanças da Venezuela, Tobias Nóbrega, disse que o país não deixará de cumprir suas obrigações externas. Segundo Nóbrega, o plano do governo é propor um "swap" (troca) voluntário dos títulos da dívida. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Panorâmica - Fraude: Ex-executivos da Enron são indiciados por inflar os ganhos em US$ 111 milhões
Próximo Texto: Trabalho: Desemprego avança na Grande São Paulo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.