São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Termelétricas continuam ligadas, apesar das chuvas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo decidiu manter as usinas termelétricas ligadas, apesar das chuvas das últimas semanas, que encheram os reservatórios de água das hidrelétricas. A decisão foi tomada pelo CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico).
"As usinas devem ficar ligadas pelos próximos 15 dias para dar mais segurança para o abastecimento em 2009 e 2010", disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, os reservatórios das usinas hidrelétricas estão com 77,4% de sua capacidade -no ano passado, nessa mesma época, estavam com 86,7%. No Nordeste, os reservatórios estão com 62,5% -eram 93,6% no ano passado. Por decisão do CMSE, 22 termelétricas estão ligadas, produzindo 2.951 MW médios de energia. O período chuvoso vai até abril, quando as chuvas diminuem e só voltam no final de novembro.
Segundo o governo, para passar os meses de seca sem risco de falta de energia, os reservatórios das hidrelétricas de Sudeste e Centro-Oeste precisam estar com, pelo menos, 68% da capacidade, nível já superado. "Não há risco de racionamento este ano", afirmou Lobão.


Texto Anterior: Financiamentos: Crise faz BNDES priorizar crédito para infra-estrutura
Próximo Texto: Nova empresa aérea quer ser 3ª do país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.