São Paulo, sábado, 28 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIB de ricos terá queda de 4,2%, diz OCDE

DA REDAÇÃO

O PIB dos 30 países que integram a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, que reúne as principais nações industrializadas) vai cair 4,2% neste ano, segundo o secretário-geral da entidade, Ángel Gurría.
Os números oficiais serão divulgados na terça, mas a previsão antecipada por Gurría mostra como a crise ganhou força. Em novembro de 2008, o organismo estimava uma retração de 0,4% para os países-membros. "As coisas vão piorar antes que comecem a melhorar", disse um porta-voz da OCDE.
A maioria dos países da OCDE já está em recessão (dois trimestres consecutivos de queda no PIB) ou teve retração econômica nos últimos três meses de 2008. A economia da Nova Zelândia se contraiu em 0,9% no quarto trimestre, a maior queda desde 1992, segundo dados divulgados ontem.
Já Reino Unido, França e Coreia do Sul anunciaram a revisão do PIB dos últimos três meses de 2008. No primeiro caso, a queda foi pior que a inicialmente estimada; nos outros dois, foi um pouco menos pior. O PIB britânico caiu 1,6%, 0,1 ponto percentual mais que a previsão inicial. Na França, passou de 1,2% para 1,1%, e, na Coreia do Sul, de 5,6% para 5,1%.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Brasil deixa em 2º plano fórum que reúne o G8
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.