São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 2008

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Pesquisa elege FGV um dos 30 melhores centros de estudo

A Fundação Getulio Vargas está entre os 30 principais centros de estudo do mundo, de acordo com pesquisa do instituto Think Tanks and Civil Societies Program, com sede na Filadélfia (Estados Unidos). A FGV foi a única instituição brasileira entre os 30 centros mais influentes do mundo.
A FGV foi fundada em 1944 e tem unidades de ensino e pesquisa no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de cursos em vários Estados.
O levantamento foi coordenado pelo pesquisador James G. McGann, diretor do instituto e consultor do Banco Mundial, da Usaid (United States Agency for International Development, agência econômica e de ajuda humanitária dos EUA) e da Soros Foundation.
McGann identificou 5.080 "think tanks" -instituições que produzem conhecimento para orientar a formulação e a análise de políticas públicas- e pediu que pesquisadores, doadores públicos e privados, especialistas em políticas públicas e membros de ONGs escolhessem os melhores. Foram citadas 190 instituições, mas, para ser incluído no ranking, cada centro precisava ter dois votos.
Os EUA sediam 1.776 dos 5.080 "think tanks" no mundo. O pesquisador afirma que as instituições americanas não foram incluídas na amostra para fazer o ranking dos principais centros no mundo porque o número de institutos no país poderia distorcer os resultados.
McGann não define a posição dos centros e só identifica quais são os 10 e os 30 mais influentes, por ordem alfabética. Na lista dos Top 10 estão dois centros da Bélgica e dois do Reino Unido. França, Alemanha, Rússia, Israel, Japão e China têm um centro cada um.
McGann diz que uma possível explicação para a grande presença de europeus nas primeiras posições é porque os centros de estudo estão concentrados nos países que fazem parte da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que congrega 30 países e é conhecida como "o clube dos ricos".
"Isso pode explicar, em parte, porque os centros da Europa e da Ásia estão sobre-representados na lista dos 30 primeiros institutos, enquanto regiões como a África e a Europa Ocidental estão sub-representados", afirma o pesquisador.
Dos 5.080 centros de estudo no mundo, 38% estão na América do Norte, 24% na Europa Ocidental, 12% na Ásia, 10% na Europa Oriental, 8% na América Latina, 5% na África e 4% no Oriente Médio. Só os Estados Unidos abrigam 1.776 desses centros de pesquisa. A lista das instituições pode ser encontrada em www.fpri.org.

EM BUSCA DO GÁS

O grupo Saint-Gobain pretende investir US$ 5 milhões na Argentina para aumentar em 70% a produção de garrafas de vinho e espumante no mercado local. Para levar adiante o projeto, no entanto, a empresa depende do fornecimento de gás natural no país vizinho, pois a demanda pelo insumo passaria dos atuais 80 mil metros cúbicos ao dia para 135 mil metros cúbicos/dia. Américo Dénes, gerente-geral da empresa na América Latina, diz que só depende do governo argentino dar condições para que esse projeto aconteça. Na semana passada, executivos da empresa se reuniram com o governador da província de Mendoza, que se comprometeu a estudar as necessidades da Saint-Gobain.

FÓRUM
Jean-Leopold Schuybroek, vice-chairman da International Communication Consultancy Association, está em São Paulo hoje, no 1º Fórum Abracom de Gestão e Comunicação Empresarial.

PROTESTOS
Em março, foram protestados 62.032 títulos, segundo o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos. A queda foi de 7,1% ante fevereiro.

INDÚSTRIA:

CNI CRIA CONSELHO PERMANENTE DE EDUCAÇÃO
A CNI acaba de criar o Conselho Permanente de Educação, que será coordenado pelo presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira. O conselho também terá Paulo Renato Souza, Cristovam Buarque, Cláudio Moura de Castro, entre outros especialistas. A posse será no dia 8.

MISSA
Acontece amanhã a missa de um ano da morte do empresário Octavio Frias de Oliveira, às 18h, na igreja de São José, no Jardim Europa, em São Paulo.

NA SELVA
A rede hoteleira Blue Tree Hotels será a administradora do Parque da Biodiversidade, um parque ecológico que fica na reserva do Bioparque, em Manaus (AM).

TIJOLO
O emprego da construção pesada avançou 0,40% em março, com a admissão de 172 trabalhadores, em relação a fevereiro, segundo o Sinicesp (Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo). No acumulado em 12 meses, houve alta de 27,75%, com a abertura de 9.354 postos. Em março de 2007, o setor empregava 33.706 trabalhadores. Em março deste ano, eram 43.060 empregados.

DIETA
Na inauguração da unidade de Paulínia da Braskem, na última sexta, o presidente Lula contou a interlocutores que está fazendo um regime de 21 dias, o qual proíbe bebidas alcoólicas. Em duas semanas, já perdeu sete quilos. Ele ainda elogiou o artigo de Roger Cohen, do "The New York Times", publicado pela Folha na sexta. Disse que nem um brasileiro teria feito melhor defesa dos biocombustíveis.


Próximo Texto: BNDES planeja criar superfarmacêutica a partir de alianças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.