São Paulo, terça-feira, 28 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras faz "xepa do gás", diz Gabrielli

Presidente da estatal diz que leilão de curto prazo pode ser repetido e anuncia exploração na bacia de Santos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse ontem que a empresa começou a fazer a "xepa do gás" com os leilões de venda a curto prazo do produto. Segundo o presidente, a nova modalidade de contrato, que prevê o fornecimento por dois meses, pode ser adotada em outras oportunidades caso haja excedentes.
"O conceito do leilão [de curto prazo] é um conceito de venda de oportunidade. Se sobrar o produto, vamos fazer de novo."
Para o presidente da estatal, esse mecanismo ajudará a companhia a se ajustar aos diferentes níveis de demanda. Sobre a reportagem da Folha que revelava que a Petrobras começou a queimar o gás para descartar o produto, menos demandado em época de crise, Gabrielli minimizou o problema e disse que a queima não ocorreu porque falta demanda, mas porque a empresa precisou fazer ajustes.
Gabrielli não detalhou se haverá mudanças de preços nos produtos da estatal. De acordo com ele, subir ou não os preços não depende da vontade da estatal, e sim das perspectivas dos preços do gás e do câmbio.


Produção em Santos
A Petrobras anunciou a produção de gás natural no campo de Lagosta, na bacia de Santos, a 180 km da costa. A área não faz parte do pré-sal, que só começa a ser explorado na sexta-feira, quando a estatal inicia o teste de longa duração do campo de Tupi. (VERENA FORNETTI)


Texto Anterior: Construção: Operários fazem protesto em SP por aumento real de 5,5%
Próximo Texto: Sociais & Cia.: Empresas não priorizam redução de poluição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.