São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE

Pedágios no interior de SP espantam distribuidora da Philip Morris e da Kraft
A McLane de Araraquara (a 273 km de SP), distribuidora da Kraft Foods do Brasil e da Philip Morris, pode encerrar suas atividades nesta sexta-feira, o que causaria a demissão de cem funcionários. A informação é do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral da cidade, que confirmou ontem ter sido informado da decisão pela empresa em uma reunião no último dia 15.
A distribuidora não confirma, mas também não nega o fechamento da unidade.
Segundo o sindicato, a McLane alegou que o motivo para seu fechamento seria o custo dos pedágios da região.
De acordo com a Agência Reguladora dos Transportes do Estado, Araraquara tem duas praças de pedágio. Na região de Ribeirão, são cinco.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico de Araraquara, Paulo Sérgio Sgobbi, 38, a empresa é responsável por cerca de 7% da arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do município.
O secretário disse, porém, que não tem a confirmação oficial do fechamento da empresa, mas disse que agendou para os próximos dias uma reunião com a direção da McLane. Já o sindicato disse que a distribuidora marcou a homologação dos cem funcionários para a sexta.
A Folha apurou com funcionários que todos os empregados da McLane de Araraquara já foram notificados da decisão.
"Vamos pôr um cadeado bem grosso no portão", teria informado a empresa na reunião, segundo Walter Antônio do Nascimento, 58, presidente do sindicato. Para ele, a demissão vai causar grande impacto.
Sgobbi diz que os pedágios no Estado são um problema para as empresas, mas é uma situação encontrada em todas as regiões. (DA FOLHA RIBEIRÃO)


Texto Anterior: Pregão: Negociação de contratos de petróleo deve ter início após a venda da Bolsa do Rio
Próximo Texto: Comércio: Exportações da Embraer têm 1º queda no quadrimestre desde 99
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.