São Paulo, segunda-feira, 28 de junho de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Emprego
O nível de emprego na indústria têxtil cresceu 4,09% em maio em relação a abril, com a criação de 9.385 novos postos de trabalho, de acordo com o IBGE. Na comparação com os dados do ano passado, os resultados são ainda mais significativos. De janeiro a maio deste ano, ante o mesmo período de 2003, o crescimento do número de vagas foi de 634%.

Parceria
A Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) firmou parceria com a Exponor Brasil. A empresa irá administrar a locação de espaço do Centro Fecomercio de Eventos, a ser inaugurado hoje, em São Paulo.

Fôlego
Os funcionários da petroquímica Copesul bateram o recorde nacional de revezamento em esteira eletrônica, ao caminhar ou correr 101 horas ininterruptas. O resultado integrará o primeiro livro de recordes brasileiros, a ser editado ainda neste ano.

Lupa
O economista José Márcio Camargo, sócio da Tendências Consultoria, fará amanhã, na BM&F, uma análise dos últimos indicadores da economia dos Estados Unidos, além de avaliar os próximos passos do Fed (o BC americano) na condução da política monetária.

Direto da China
O governador chinês da região de Shaoxing, Xu Jiping, desembarca na Marcondes Advogados Associados amanhã, em São Paulo. Ele lidera uma comitiva de empresários interessados em comprar aço, ferro, minérios, madeira, celulose e granito. Serviços bancários também podem entrar nas negociações.

Comércio exterior
Competitividade e inserção do Brasil no mercado internacional será o tema central das discussões do próximo Encontro Nacional de Comércio Exterior, em novembro, em São Paulo.

Investimento
As distribuidoras de combustíveis planejam investir, nos próximos cinco anos, R$ 3,5 bilhões nos postos e suas lojas. Previsões do setor integram uma publicação do Sindicom (sindicato de distribuidores), a ser lançada na Expo Postos e Conveniência 2004. O evento ocorre entre amanhã e quinta-feira, em São Paulo.

Binacional
O Licitações-e, site do Banco do Brasil que oferece aos administradores públicos o serviço de compras e contratações via pregão eletrônico, agora é o primeiro da modalidade binacional do mundo. As inovações permitem a tradução para o espanhol, conversão em dólar e realizações de lances em real e guarani (moeda paraguaia).

Miniplásticos
Os recém-lançados minicartões estão virando moda. Em menos de 15 dias, o Banco Real já recebeu mais de 40 mil ligações em que foram solicitados os miniplásticos.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Oportunidade

Um estudo elaborado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) identificou que há oportunidades expressivas de crescimento das exportações brasileiras para 75 produtos, entre básicos e manufaturados, nos quais o país é competitivo.
A CNI levou em consideração apenas os produtos em que o Brasil registra um volume expressivo de exportação e aqueles em que as importações chinesas mundiais são significativas.
Para expandir esse mercado, entretanto, o país precisará enfrentar seus principais competidores, que são o Japão, a Coréia do Sul e os Estados Unidos.
A similaridade das pautas de exportação e a distância entre os dois países são problemas estruturais que dificultam uma maior diversificação das exportações brasileiras para a China.
As vendas concentram-se em produtos básicos de origens agrícola e mineral.


Próximo Texto: Fed deve elevar os juros pela 1ª vez em 4 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.