São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2006

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto
Guilherme Barros

Fiesp e CNI se unem para levar propostas a presidenciáveis

A Fiesp e a CNI, as duas maiores entidades empresariais do país, irão preparar um documento comum com uma série de propostas a serem apresentadas aos candidatos à Presidência. As duas federações também estão agendando encontros conjuntos com todos os candidatos em agosto para a entrega oficial do documento.
Segundo Paulo Skaf, presidente da Fiesp, o objetivo dessa união das duas entidades é o de garantir maior comprometimento dos candidatos em relação às propostas apresentadas pela indústria. "Nós queremos dos candidatos o compromisso em torno das nossas propostas", diz Skaf.
De acordo com Skaf, o documento com as propostas das duas entidades será concluído em julho. Até lá, as equipes técnicas das duas federações se reunirão para fundir as propostas que cada uma delas defende. O trabalho não deve ser muito difícil, já que há muitas idéias comuns.
A grande prioridade do documento, segundo Skaf, será a de o novo governo, seja qual for o candidato eleito, eleger o crescimento econômico como sua prioridade número um.
"Não há mais necessidade de manter essa obsessão pelo controle da inflação", diz. "A grande bandeira tem de ser o crescimento."
Skaf afirma que, ao defender essa tese, isso não significa que o governo deva se descuidar da inflação, mas sim levar em conta que a inflação está sob controle, e, por isso, a preocupação tem de ser o crescimento. "Nós vamos defender um novo rumo para a economia", diz.
Segundo Skaf, o documento irá apontar diversas reformas a serem adotadas pelo novo governo, além de uma série de medidas com o objetivo de cortar custos do setor público. Ele diz que tudo isso precisa ser feito pelo novo governo nos primeiros cem dias, um período no qual, normalmente, o presidente eleito tem mais força para a aprovação de medidas no Congresso. Dessa forma, o documento vai defender que as propostas sejam encaminhadas pelo presidente eleito no início do governo.

FRASE

"Chega da obsessão pelo controle inflacionário. A obsessão tem de ser o crescimento e será essa nossa proposta aos candidatos"


PAULO SKAF
presidente da Fiesp


VÔO RASANTE
De olho no mercado brasileiro, a Enstrom Helicopter, companhia norte-americana de fabricação de helicópteros, inicia atividades no país. A Bringer será a revendedora da Enstrom no Brasil. A empresa vai marcar sua aterrissagem no país com o lançamento de um modelo de aeronave de baixo custo. Nos Estados Unidos, esse modelo custa US$ 760 mil. Ricardo Piccoli, diretor-geral da Bringer, não sabe ainda quanto o helicóptero vai custar para os brasileiros, já que o preço depende da importação. Segundo ele, outro fator que estimulou a Bringer a trazer a marca foi o aquecimento do mercado no Brasil. São Paulo tem a segunda maior frota de helicópteros do mundo.

COM A SUA CARA
Na Europa, a nova maneira de mostrar um serviço personalizado para cada cliente é fazer com que os cartões de banco se pareçam com cartões de visita. Os bancos poloneses ING Bank Slaski e Fortis acabam de lançar um novo plástico, que permite escolher imagens como plano de fundo. No exemplo, foi usada fotografia do usuário.

CONFIANÇA
Julho promete bons resultados para o turismo. De acordo com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas divulga hoje, 41% dos entrevistados pretendem gastar, nas férias deste ano, mais do que gastaram em 2005.

SÓ ALEGRIA
Em dia de jogo do Brasil, a rede Wal-Mart sente aumento na venda de cervejas. Na estréia, a alta chegou a 300%. Em destilados, houve aumento de 50%.

FOME DE GOL
Durante o jogo de ontem, a Vila da Copa Philips, no Jockey, em São Paulo, vendeu 12 mil litros de chope, 5.000 cachorros-quentes, 3.000 sanduíches de mortadela, 2.000 caldinhos de feijão, 2.000 pedaços de pizzas, 3.000 litros de refrigerantes e 1.800 doses de Bacardi, que movimentaram R$ 200 mil.

CIDADANIA
A Fundação Vale do Rio Doce acaba de inaugurar a primeira Escola de Informática e Cidadania em zona rural. O local escolhido foi a cidade de Belo Vale (MG).

NOVA CONTA
A W/Brasil anuncia hoje a conquista da conta da Bic. O comunicado ocorre na sede da agência, em São Paulo, e no hotel Transamérica, em Comandatuba (BA), durante a convenção de vendas da Bic, que será realizada até domingo. Para a convenção, Washington Olivetto preparou -pessoalmente e em sigilo- um vídeo de apresentação da agência e de boas-vindas à Bic. O contrato entre a agência e o anunciante foi assinado na semana passada e compreende canetas, isqueiro e barbeadores Bic.

NA PENTEADEIRA
Não são apenas os jogadores brasileiros que fazem sucesso no país sede da Copa. Levantamento do Ministério do Desenvolvimento mostra que, nos primeiros cinco meses deste ano, as maquiagens brasileiras também são populares. Sombras, delineadores, lápis para sobrancelha e rímel tiveram alta de exportações para o país de 2.000%. As camisetas não ficaram para trás, com crescimento de 233%. Bananas e mangas expandiram 203% e 52%, respectivamente.


Próximo Texto: Receita Federal suspende Cotia Trading
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.