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TAM alcança quase metade de "market share" no mercado doméstico em junho
MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL
No mês em que a Varig cancelou boa parte de seus vôos, a
TAM alcançou uma participação de quase metade do mercado doméstico. Até o dia 22 deste mês, a companhia chegou a
47,7% de "market share", segundo dados do consultor Paulo Bittencourt Sampaio.
Em maio, a participação da
TAM era de 45,6% do mercado.
A Varig caiu de 14,4% no mês
passado para 12,8% nos primeiros 20 dias do mês. De acordo
com Sampaio, a expectativa é
que a companhia chegue ao final de junho com no máximo
10% do mercado, devido aos
cancelamentos de vôos e suspensão de algumas linhas.
"A TAM cresceu mesmo não
aumentando tanto sua oferta.
Acredito que ela esteja fazendo
muitos vôos extras por causa da
Varig", diz o consultor. Neste
mês, até o dia 22, a Gol teve
33,3% do mercado doméstico,
ante 33,6% em maio.
TAM e Gol, nessas primeiras
semanas de junho, decolaram
com 78% dos seus assentos
ocupados. A taxa de ocupação
da Varig foi de 65%. "Se a Varig
fechar, vai haver um transtorno
sério, que pode se agravar no
mês que vem, de férias escolares. Essa taxa de ocupação de
TAM e Gol mostra que há vários segmentos das linhas voadas por ambas com ocupação
superior a 100%. Houve estrangulamentos visíveis na rede."
Com os cancelamentos da
Varig, as empresas concorrentes vêm anunciando ampliação
de seus vôos e aviões em operação. A Gol anunciou que, desde
ontem, ampliou de 500 para
530 o seu número de pousos e
decolagens por dia. Isso ocorreu porque a companhia incorporou a 49ª e 50ª aeronaves à
sua frota. A Gol informou também que acrescentará à sua frota em 2006 dois aviões Boeing-737/700, mais um 737/700 em
2007 e outro avião do mesmo
modelo em 2008.
Já a OceanAir, que atualmente voa com três aviões Fokker-100, anunciou que, a partir
da próxima quarta-feira, colocará outras três aeronaves do
mesmo modelo em operação.
Já a TAM informou que no
dia 17 do próximo mês iniciará
vôos para Boa Vista, em Roraima. Quando isso ocorrer, a empresa passará a voar para 25 capitais, de um total de 26. "Para a
TAM é uma questão de prestígio voar para todas as capitais.
Gol e TAM estão com uma malha cada vez mais parecida. Como a Gol está com uma frota
maior, consegue fazer vôos
mais diretos", diz Sampaio.
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