São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREÇOS

SP registra deflação de 0,44%, diz Fipe

DA FOLHA ONLINE

A deflação do município de São Paulo desacelerou para 0,44% na terceira quadrissemana de junho -período de 30 dias terminado no dia 22.
Na divulgação da semana anterior, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), calculado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP), havia apontado variação negativa de 0,50%.
O grupo Alimentação continuou empurrando o índice para baixo. Nos últimos 30 dias, teve queda de 1,77%, a 13ª seguida. O resultado, porém, aponta uma redução na baixa, já que na divulgação anterior a retração foi 1,82%.
Os demais itens que fazem parte da pesquisa da Fipe apresentaram as seguintes variações no período: Habitação (0,11%); Transportes (-0,52%); Despesas Pessoais (-0,32%); Saúde (0,01%); Vestuário (0,91%); e Educação (0,04%).
Na semana passada, o coordenador do IPC-Fipe, Paulo Picchetti, disse que São Paulo deve fechar junho com deflação em torno de 0,40%. Para ele, "toda a dinâmica do índice será dada por Alimentação".
Picchetti ressaltou, porém, que os preços dos alimentos são muito voláteis e podem mudar de direção a qualquer momento, causando surpresas.
O economista já estima também que o IPC deverá ter o melhor primeiro semestre do Plano Real. A perspectiva, diz ele, é que o primeiro semestre acabe com inflação perto de zero ou deflação, feito nunca ocorrido desde 1994.


Texto Anterior: Petróleo fecha próximo de US$ 72 em NY
Próximo Texto: Novo secretário do Tesouro dos EUA quer mais rigor com China
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.