São Paulo, sábado, 28 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão e Alemanha têm inflação recorde

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DA FOLHA ONLINE

Os custos crescentes das commodities e de combustíveis provocaram uma alta na inflação em economias centrais, como Japão e Alemanha.
O núcleo da inflação no Japão (que exclui os preços de alimentos frescos) em maio registrou alta de 1,5%, maior avanço desde março de 1998, informou ontem o Ministério do Interior e das Comunicações.
"A alta do petróleo e dos preços das commodities está forçando para cima os custos, o que está afetando os lucros das empresas e a confiança do consumidor", disse a ministra da Economia, Hiroko Ota, segundo a agência de notícias Kyodo.
Até o ano passado, o Japão vinha lidando com um problema de deflação, mas os dados de ontem mostraram que a conjuntura global vem exercendo pressão sobre despesas básicas, como combustíveis.
O economista-chefe do Morgan Stanley em Tóquio, Takehiro Sato, prevê que a inflação neste ano no Japão pode chegar a 2% e em 2009, a 2,5%.

Alemanha
Na Alemanha, os preços ao consumidor subiram 3,3% nos últimos 12 meses, a maior alta desde 1993, de acordo com informações do Escritório Federal de Estatísticas baseadas em dados preliminares. Em junho, os preços avançaram 0,3% em relação ao mês anterior.
"Entre os fatores que contribuíram para a alta nos índices de preços, estão o expressivo aumento no óleo para calefação e nos combustíveis de veículos", afirmou o escritório.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Alta de combustível faz Delta cobrar taxa por passagem de milhagem
Próximo Texto: Artigo: Muito além da especulação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.