São Paulo, sábado, 28 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-estatal Ceteep arremata 3 lotes no Estado de São Paulo

DA SUCURSAL DO RIO

Fragilizado diante da alta do consumo, o sistema de transmissão de energia de São Paulo ganhará reforços. Ontem, a Ceteep (Companhia de Transmissão e Energia Elétrica Paulista) arrematou três lotes de linhas e subestações no leilão da Aneel -que licitou, ao todo, 12 blocos, cujos investimentos necessários para implantação são de US$ 2,86 bilhões.
Ex-estatal paulista controlada pela colombiana ISA, a Cteep construirá, em até um ano e meio, uma linha de transmissão e uma subestação na zona sul da capital paulista. "A população cresce, a economia cresce, a demanda por energia cresce. O sistema de transmissão tem de crescer junto", disse o presidente da empresa, José Sidnei Colombo Martini.
A Cteep levou ainda uma subestação em Atibaia, na região metropolitana, e outras três (incluídas num único lote) em cidades do interior paulista: Mirasol, Getulina e Araras.
Em abril, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) determinou a realização de 14 obras emergenciais de transmissão para reduzir o risco de um apagão. O ONS considerou como "muito crítica" a situação de parte da rede à época.
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse que o Executivo paulista já havia alertado para "ocorrências" no sistema -eufemismo para apagões e falhas na transmissão. Segundo ele, essas obras são necessárias para evitar novas "ocorrências" e outras linhas e subestações serão licitadas conforme as necessidades.


Texto Anterior: Recall: Fiat pode ser multada em R$ 3 mi por defeito no Stilo
Próximo Texto: IGP-M registra a maior alta desde 2003
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.