São Paulo, sexta-feira, 28 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estrangeiros gastam mais no Brasil, diz pesquisa

Levantamento mostra que mais de 80% ficam satisfeitos; segurança é pior item

Dados da Fipe apontam que cresceu gasto do estrangeiro que visita o país; Rio é a cidade mais procurada por quem vem a lazer

FABÍOLA SALANI
DA REDAÇÃO

O turista estrangeiro que vem ao país está cada vez mais qualificado, gasta mais no Brasil e se sente atendido em suas expectativas de viagem. E mais: quase a totalidade dos que vêm quer voltar ao país.
Os dados constam de pesquisa feita com turistas que vieram ao Brasil no ano passado, conduzida pela Fipe-USP (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), pela Embratur e pelo Ministério do Turismo.
Por que mais qualificado: o perfil captado pela pesquisa mostra que sua renda média individual subiu de 2004 para 2005 nas três categorias pesquisadas -viagem a lazer, a negócios ou por outros motivos- e que mais turistas têm nível superior ou de pós-graduação.
O gasto médio cresceu nos três nichos em que se dividiu a pesquisa, porém mais entre os que viajam a lazer: passou de US$ 689 em 2004 para US$ 969,40 em 2005 -alta de 40,6%. O real ter se valorizado ante o dólar teve influência no resultado, disse José Francisco de Salles Lopes, diretor de estudos e pesquisas da Embratur.
A preferência recai sobre Rio e Foz do Iguaçu quando a viagem é a passeio; e sobre São Paulo e Rio quando a negócios ou por outros motivos.
No quesito sobre a infra-estrutura do país, o item mais mal avaliado variou de acordo com o motivo da viagem: segurança, com 30,8% de respostas entre ruim e muito ruim, entre os que viajam por outros motivos; 28,5% de má impressão da sinalização turística para os turistas de negócios; e 23,1% de desaprovação para telefonia e internet para os que estão apenas a passeio.
"É importante notar que, ainda assim, todos os itens tiveram mais respostas positivas do que negativas. O ideal é zerar os problemas, mas, para isso, a pesquisa fornece dados para a ação pública", afirmou Wilson Rabahy, da Fipe, coordenador da pesquisa.
Sem nenhum item por demais rejeitado, o turista se sente atendido em suas expectativas quanto à viagem. Para 88% dos que vieram a passeio, a viagem atendeu plenamente ou até superou suas expectativas. Esse índice ficou em 85,3% entre os que vieram a negócio e em 84,4% entre os que vieram por outros motivos.
Até em conseqüência disso, quase a totalidade quer voltar ao país: 95,9% dos que vieram a lazer, 97,9% dos que vieram a negócios e 97,4% dos que vieram por outros motivos.
Tanto Rabahy quanto Lopes destacam a fidelização do cliente ao produto -no caso, do turista ao Brasil. "O turista vem e gosta, quer voltar. É um potencial cumulativo positivo para o Brasil", afirmou Rabahy. "Um ponto muito positivo é que estamos conseguindo diversificar mais os destinos para os quais o estrangeiro vem", disse Lopes.
Para o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, "o turista que vem ao Brasil fica impressionado com a cortesia e a alegria do povo brasileiro, e esses são fatores que fomentam sua satisfação com a viagem e seu desejo de retorno".


Texto Anterior: Investimentos: Justiça de Goiás decreta falência da Avestruz Master
Próximo Texto: Venda de CDs piratas tem queda no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.