São Paulo, terça, 28 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÕES
Anúncio de união faz despencar ações de estatais na Bolsa de Tóquio
Fusão da AT&T com a British afeta empresas japonesas

de Tóquio

Ações das duas maiores companhias de telecomunicação japonesas despencaram ontem na Bolsa de Tóquio depois do anúncio da aliança entre a norte-americana AT&T e a British Telecom.
A cotação das ações da gigante estatal NTT (Nippon Telegraph and Telephone Corporation), que controla o mercado doméstico, caiu 4%. Já a da KDD, também controlada pelo Estado, 5%. A KDD é a líder do mercado de telefonemas internacionais.
A queda resultou do sentimento de que as duas companhias poderão perder mercado com a aliança. Investidores consideram que, a exemplo dos setores automobilístico e financeiro no Japão, as duas companhias poderão ficar de fora de uma tendência global de fusões e alianças.
A queda no preço das ações foi tão acentuada que, no final da tarde de ontem, a KDD convocou uma atípica entrevista coletiva para anunciar que irá tomar todas as providências para juntar-se à aliança entre a AT&T e a British Telecom. O otimismo da KDD vem somente do fato de que as duas empresas ainda não anunciaram planos para a Ásia.
Especialistas acreditam que a KDD será muito mais afetada pela aliança do que a NTT porque opera chamadas internacionais, mercado para o qual a AT&T e a British Telecom estão muito melhor equipadas.
Já no caso do mercado doméstico japonês, as duas companhias esbarrariam no fato de que a NTT é dona de toda infra-estrutura instalada no país.
(MARCIO AITH)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.