São Paulo, terça, 28 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDÚSTRIA
Investimento inicial será de R$ 3 mi; produção começa em 99
Grupo italiano anuncia instalação de fábrica no interior de São Paulo

da Folha Ribeirão

O grupo italiano Raco, que fabrica peças para a indústria automobilística e de eletrodomésticos, anunciou a instalação de uma indústria em São Carlos (244 km a noroeste de São Paulo).
O investimento inicial será de cerca de R$ 3 milhões, de acordo com a empresa.
Segundo o diretor-presidente da Raco no Brasil, Francesco Lasaponara, a indústria deverá estar completamente instalada até o final do ano e estará produzindo peças a partir do início de 99.
"Em um primeiro momento, deveremos empregar de 30 a 40 pessoas na cidade, mas logo chegaremos a 150 empregos", disse.
São Carlos é a primeira cidade do Brasil que receberá uma unidade da Raco, que tem três fábricas na Itália e uma na Espanha.
A empresa também possui escritórios na França, na Alemanha e nos Estados Unidos e deverá abrir um novo escritório na Inglaterra nos próximos meses.
"Escolhemos São Carlos porque foi uma cidade que se mostrou muito receptiva para que investíssemos nela, principalmente do ponto de vista de incentivos", disse Lasaponara.
Segundo ele, o principal mercado da empresa será o Brasil e os outros países do Mercosul.
"Inicialmente, esperamos ter vários clientes no Brasil, e poderemos rapidamente expandir nossa produção para outros países."
A fábrica será instalada no Centro Industrial de São Carlos. Entre os produtos fabricados pela Raco, estão tubos metálicos revestidos de plástico, que são utilizados no sistema de freios e de refrigeração de automóveis. Além do setor automobilístico, a empresa também fabrica peças para a indústria de linha branca (eletrodomésticos), como condensadores, evaporadores e tubulações.
Segundo o prefeito João Dagnone de Melo (PFL), a instalação da empresa terá uma importância fundamental para a cidade.
"O projeto da prefeitura é de segmentar as indústrias em São Carlos. Para isso, iremos fixar nossas atenções nos pólos industriais de alta tecnologia, de eletrodomésticos e automobilístico, e a Raco poderá fornecer peças para esses pólos", disse o prefeito.
De acordo com Melo, a prefeitura forneceu incentivos para que a empresa se estabelecesse na cidade. "Nós viabilizamos a área onde a indústria será construída, e demos incentivos fiscais por meio da isenção de impostos durante um certo período, que poderá variar de cinco a dez anos."
Para Melo, a presença de indústrias em São Carlos é muito importante para a geração de empregos. "Quanto mais indústrias se fixarem em nossa cidade, maior será o benefício para a população, não só para os operários, mas também para a mão-de-obra especializada, que sai das universidades."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.