São Paulo, sábado, 28 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Metas para o arroz
Países do Mercosul definiram sete metas básicas para o setor de arroz, ontem no encerramento do 6º Congresso Brasileiro de Economia Orizícola, em Porto Alegre. A busca do mercado externo é uma das principais, já que todos os países são auto-suficientes.

Proibição de importações
As entidades propõem a proibição de importações de arroz de países de fora do Mercosul, elevação da Tarifa Externa Comum para 35% -hoje é de 11,5% para o produto em casca e de 13,5% para o beneficiado- e universalização dos custos de insumos nos países do bloco.

Pauta de negociações
O setor propõe, ainda, que o arroz seja incluído na pauta de negociações externas dos membros do bloco, que se crie uma Câmara de Arroz no Mercosul e que a FAO seja sensibilizada para estimular o consumo dos saldos exportáveis do produto. Os produtores querem, ainda, que o arroz seja comercializado com preços acima do custo de produção.

Medida prática
Uma das medidas práticas do encontro é que o Uruguai, o principal exportador do bloco, aceitou fazer um esforço para mandar para fora do Mercosul pelo menos 50% da produção, o que diminuiria as entradas externas do produto no Brasil. O primeiro alvo das exportações dos países do Mercosul seriam os próprios latinos, como Chile, Venezuela e Peru.

Nova CPR
O Banco do Brasil lança no dia 2 de setembro a "CPR Remate". É uma nova modalidade de Cédula de Produto Rural que atuará especificamente nos leilões pecuaristas. O lançamento será na Expointer, no Rio Grande do Sul.

Decreto regulamenta...
Finalmente ontem foi divulgado o decreto que regulamenta a aplicação da alíquota zero do PIS/Cofins sobre uma série de produtos do setor agropecuário. O setor estava apreensivo com a demora, pois a lei nº 10.925, que reduziu as alíquotas na importação e sobre a receita bruta de venda dos produtos no mercado interno, foi publicada há mais de um mês (em 26 de julho).

...redução do PIS/Cofins
Ontem, foi publicado o decreto nº 5.195, que regulamenta a alíquota zero do PIS/Cofins para adubos, fertilizantes, defensivos agropecuários, sementes e mudas, corretivos de solo de origem mineral, inoculantes agrícolas, vacinas para medicina veterinária, arroz, feijão e farinhas. Antes, já haviam sido reduzidas a zero as alíquotas das contribuições para produtos hortícolas e ovos.

Apreensão de feijão
A Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu apreendeu 27 toneladas de feijão branco, proveniente da Argentina. A carga, avaliada em R$ 22 mil, foi apreendida porque a empresa responsável pela importação era fantasma.

Safra boa
As lavouras de soja estão em excelentes condições em alguns Estados dos EUA, como Indiana e Illinois. Mas mais para o norte, onde o frio chegou mais cedo, as lavouras são irregulares, segundo o analista Fernando Muraro, que está percorrendo plantações norte-americanas.

Nova queda
A arroba de boi gordo voltou a cair ontem em São Paulo, e passou a R$ 62, segundo cotações da FNP.

E-mail: mzafalon@folhasp.com.br

Texto Anterior: Mercado financeiro: Bancos elevam recomendação para o país
Próximo Texto: Efeito colateral: Grande empreiteira perde com aperto fiscal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.