São Paulo, quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula destaca crença num "futuro melhor"

FHC lembra conselhos de Setubal sobre importância de conter inflação; para Ermírio, país perde um "grande patriota"

Lázaro Brandão destaca "excelsa atuação" de banqueiro; mais de 3.500 pessoas comparecem a velório na sede do Itaú

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota ontem enaltecendo o banqueiro Olavo Setubal como um dos grandes empresários brasileiros contemporâneos. "Sempre acreditou que era possível construir um futuro melhor e deu uma importante contribuição ao desenvolvimento do país, especialmente na área financeira."
Na lembrança do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ficarão os seus conselhos. "Dava-me opiniões pensando no bem do país. Olavo repetia que a estabilidade da moeda é tudo, e que acabar com a inflação significaria uma mudança fundamental para o Brasil."
Lázaro de Mello Brandão, presidente do conselho de administração do Bradesco, exaltou a "excelsa atuação" de Setubal no cenário empresarial, enquanto Fabio Barbosa, presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), ressaltou que ele deixou "exemplo ímpar de profissionalismo, dedicação e valores éticos".
Para Henrique Meirelles, do Banco Central, o Brasil perde um de seus grandes homens. "Sua liderança se pautou pelo empreendedorismo, capacidade de trabalho, visão e integridade pessoal", afirmou. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou a ajuda de Setubal para aumentar a taxa de financiamento do país. "Foi um grande homem público e dono de um dos bancos mais importantes e respeitáveis do país."
Cerca de 3.500 pessoas haviam passado pelo velório de Setubal até o início da noite de ontem em São Paulo. Repleto de coroas de flores, o salão do Centro Empresarial Itaúsa, no Jabaquara, recebeu muitos políticos, como os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo, e empresários, como os banqueiros Moise Safra, Marcio Cypriano, presidente do Bradesco, e Pedro Moreira Salles, presidente do Unibanco.
O governador paulista, José Serra, disse ter grande satisfação por gozar da sua amizade. "Um homem que marcou a vida brasileira nas últimas décadas."
"Será lembrado como parte de uma geração de empresários que voltaram os olhos para os principais problemas sociais que desafiam nosso país. Perdi um grande amigo pessoal, mas o Brasil perdeu um grande patriota", lamentou, em nota, Antônio Ermírio de Moraes, presidente do Grupo Votorantim. (DG e MG)


Texto Anterior: Folha Online
Próximo Texto: Repercussão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.