São Paulo, quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundo soberano vai comprar dólares do pré-sal, diz Mantega

JULIANA ROCHA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que o Fundo Soberano do Brasil terá o papel de enxugar dólares que ingressam no país, principalmente após o início da exploração de petróleo no pré-sal. Segundo ele, o fundo vai comprar moeda estrangeira no mercado de câmbio pelos leilões do Banco do Brasil, mecanismo usado hoje pelo Tesouro Nacional.
"Se o Brasil vai se tornar grande exportador de petróleo, não pode permitir que os petrodólares inundem a economia. Se não, vai ter doença holandesa e outros tipos de doença. Por isso, vamos ter um fundo soberano como tem em outros países. Para impedir, graduar, essa entrada de dólares no país", afirmou o ministro.
Ao acelerar a criação do fundo soberano, Mantega tinha dois objetivos: fazer política fiscal destinando parte do superávit primário extra para o fundo; e atuar no mercado de câmbio, para ajudar a reduzir a desvalorização do real diante da moeda norte-americana, o que prejudica as empresas exportadoras.
"[O Fundo Soberano] pode comprar dólares no mercado interno, de acordo com os leilões feitos pelo Banco do Brasil", disse Mantega. Como o BC não teve atuação agressiva no mercado de câmbio neste ano, a Fazenda pretendia ter também este papel. O Tesouro Nacional também pode comprar moeda estrangeira no mercado de câmbio hoje, mas tem um limite que corresponde a sua dívida em moeda estrangeira que vence nos 12 meses seguintes.
O projeto de lei que cria o fundo soberano começou a trancar a pauta da Câmara dos Deputados ontem. Em reunião, Mantega aceitou modificar o texto. A principal mudança será impedir que o fundo tenha participação em empresas.
Como um dos objetivos era ajudar empreendimentos brasileiros no exterior, Mantega disse que o fundo irá comprar debêntures do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) emitidas no mercado internacional. O banco de fomento irá usar o dinheiro da venda de títulos para ajudar projetos de empresas.


Texto Anterior: Governo deve adotar "modelo híbrido" para o petróleo
Próximo Texto: Bovespa se destaca em dia de ganhos nas Bolsas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.