São Paulo, Sábado, 28 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rumor derruba peso colombiano

das agências internacionais

O peso colombiano registrou ontem forte queda, motivada por rumores segundo os quais o país eliminaria o sistema de banda cambial, por pressão do FMI (Fundo Monetário Internacional). A Colômbia e o Fundo negociam um acordo que visa atenuar a pior recessão do país nas últimas décadas.
A moeda norte-americana, que era negociada na abertura a 1.928 pesos, chegou a ser cotada a 1.975 pesos. No fim do dia, recuou para 1.964 pesos.
A Colômbia informou ontem ao Fundo que registrou retração de 6% no primeiro semestre, o que evidenciaria a necessidade de um acordo. O país e o FMI negociam um crédito de US$ 3 bilhões.
O acordo deve se estender até 2007. No início das conversações, o programado era que o país seguisse as determinações do Fundo até 2002.
O programa em negociação visa a que haja reformas estruturais, como a criação de um fundo para o passivo da Previdência, organização das finanças regionais e a unificação dos sistemas de jogos de azar.
O governo informou que já chegou a um consenso com o Fundo em alguns itens, como metas de crescimento, inflação e déficits em conta corrente e no balanço de pagamentos.


Texto Anterior: Exuberância irracional: Greenspan diz estar atento às Bolsas
Próximo Texto: "Calote": Equador afirma ter apoio de três do G-7
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.