São Paulo, domingo, 28 de outubro de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Segurança preocupa muito o país, diz estudo

A segurança é uma questão central no Brasil, e o brasileiro é um dos povos que mais se preocupam com ela em comparação a populações de outros países emergentes. A segurança nacional, a pessoal e a financeira são questões que ocupam papel importante nas agendas pessoais no país.
As informações são resultado de pesquisa da consultoria ICR encomendada pela Unisys. O estudo foi realizado durante o mês de agosto, com mais de 13 mil pessoas em 14 países, com o objetivo de ajudar empresas e instituições governamentais a compreender atitudes da população em relação a problemas ligados à segurança.
No Brasil, foram ouvidas 1.500 pessoas, com idade entre 18 e 60 anos, moradores das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza.
Segundo o estudo, em uma escala de 0 a 300, em que 0 representa "nenhuma preocupação", e 300, "preocupações extremas", o Brasil acumula 188 pontos. A Malásia tem 174 pontos, e Cingapura, 172, por exemplo.
Cerca de 79% dos brasileiros se dizem "extremamente" ou "muito preocupados" com a segurança nacional. Outros 70% estão "muito preocupados" com o risco de ocorrência de uma grave epidemia no país; e 39% afirmam que têm preocupação extrema com sua segurança para caminhar ou dirigir nas grandes cidades.
Questões ligadas à contemporaneidade também têm destaque na pesquisa. A começar pelo mundo digital -51% estão "extremamente" ou "muito preocupados" em fazer transações bancárias na internet. Roubo de identidade e o uso indevido de informações de cartões de crédito e débito são outros destaques na lista de inquietações nacionais.
Além da área digital, a aviação civil é um setor que aparece com destaque nas respostas. As companhias aéreas e a infra-estrutura nacional são alvo de preocupação no país. As mulheres, particularmente, se preocupam mais que os homens. Cerca de 37% delas estão "extremamente preocupadas" com a segurança das viagens aéreas, contra 29% dos homens.

RETORNO

A Guess vai retornar ao Brasil, após mais de dez anos. Nesta semana, a marca inaugura loja com 210 m2 em São Paulo. Para o retorno, que já teve investimento inicial de R$ 2 milhões, a Guess ainda tem expectativa de abrir mais cinco lojas em São Paulo até o fim do ano que vem. "Na estratégia mundial de expansão também estão previstas lojas em Cingapura, Hong Kong, Espanha e Sérvia", afirma Sandra Tagliacozzo, responsável pela marca no país.

Saúde, energia e disposição são critérios para escolher CEO

Ética e transparência, capacidade de desarmar conflitos e integrar equipes, assumir riscos, fazer alianças estratégicas e preparar um sucessor estão entre os critérios mais lembrados na promoção de diretores ao cargo de CEO ou presidente.
Os critérios foram levantados por pesquisa da Perfil Consultores Executivos -empresa especializada em recrutamento e seleção de altos executivos- com 47 empresas nacionais e internacionais, de diversos setores e com faturamento entre US$ 100 milhões e US$ 1 bilhão.
Entre os fatores mais mencionados, também aparecem saúde, energia e disposição para realizar missões. Capacidade de multiplicar e compartilhar valores organizacionais e ter "mente estratégica" aparecem também no topo da lista.
Na seqüência estão capacidades como as de liderar e influenciar pessoas-chave na organização, incluindo superiores. Cultura geral e habilidades lingüísticas acima da média receberam menor pontuação.
O carisma é um dos critérios menos lembrados na escolha do futuro CEO ou presidente. De acordo com Antonio Carlos Martins, presidente da Perfil Consultores Executivos, "o carisma pode mascarar a falta de competência".

DECORAÇÃO:

PRODUTO DA CASA COR, CASA HOTEL TERÁ MAIS ESPAÇO EM 2008
A edição 2008 da Casa Hotel, que acontecerá entre 27 de fevereiro e 16 de março, no WTC Hotel, deve ser 25% maior que a deste ano. A organização espera o check-in de cem representantes de diferentes segmentos e 18 mil visitantes. Os investimentos giram na casa de R$ 2,8 milhões, distribuídos em infra-estrutura e realização. Dessa vez, além do quinto andar, a suíte presidencial do hotel será inteiramente transformada pelo principal time de profissionais, todos participantes da Casa Cor Brasil.

NO CARRINHO
A Casas Bahia está finalizando os preparativos para a quinta edição da Super Loja, que acontece no Anhembi, a partir de 23 de novembro, com uma equipe de 4.000 funcionários e 151 mil m2 de área de compras e lazer. A expectativa é que 2 milhões de pessoas visitem o evento até 31 de dezembro.

"HIGH-TECH"
A Klabin Segall acaba de lançar seu geoblog, com notícias dos bairros onde tem lançamentos, como Barra Funda e Vila Prudente (SP).

NA RUA
A Fiat acaba de colocar no mercado a sua linha de moda, a Fashion Innovation Atitude, na Surface to Air, nos Jardins (SP). O projeto, de curadoria de Alexandre Herchcovitch, traz um estilista responsável por cada segmento. Entre eles, Ronaldo Fraga, Marcelo Sommer e Cavalera.

EU USO ÓCULOS
A Marchon Brasil distribuirá a nova coleção de óculos de Karl Lagerfeld. Os modelos -e os da Pucci- chegam às lojas em janeiro.

OLÉ
Executivos espanhóis da Europ Assistance, de assistência 24 horas, trazem à filial brasileira, nesta semana, as versões dos aplicativos de e-commerce e do serviço para localização de bagagens. O primeiro vai permitir contratar via web serviços de assistência e o segundo deve agilizar o processo de recuperação no caso de extravio de bagagens em viagens.

TELÃO
A lojas da rede Giraffas terão menu digital, em telões de cristal líquido.

COURO
Francisco Santos, presidente da Couromoda, inicia no dia 2 giro pela Ásia, Europa e Estados Unidos. Na pauta, encontros com importantes "players" do mercado de calçados e convites para virem a SP, em janeiro.

É NATAL
O Iguatemi inaugura, em 4 de novembro, sua decoração de Natal. O tema deste ano será "Fábrica Maluca do Papai Noel". Entre os adornos, mais de 100 mil lâmpadas, veludo, gesso, ferro e madeira.

CÂMERA
Paulo Dantas e Pérsio Pisani, da brasileira Movi&Art, que se associou a uma das maiores produtoras da Venezuela criando a Movi&Art/Cinesa; o foco é produzir na Venezuela, para o mercado latino-americano, com trabalho brasileiro; a Movi&Art já fez peças para a TV venezuelana

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