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Publicidade em videogame é nova aposta de empresas
Para não depender de comerciais de TV, companhias criam conteúdo próprio
Toyota cria um jogo para o
Xbox cujo personagem
principal é um carro
comercializado pela
montadora japonesa
LOUISE STORY
DO "NEW YORK TIMES"
Entre seu outros recursos
inovadores, o novo Toyota Yaris dispõe de um tentáculo gigante que sai de seu teto e dispara tiros contra os inimigos,
enquanto o carro percorre um
túnel futurista, se esgueirando
entre bolas de fogo a apenas
centímetros de distância.
O tentáculo não é equipamento de série nos modelos
novos: o Yaris em questão foi
desenvolvido por uma produtora de videogames, e não por
engenheiros automobilísticos.
O carro armado com o tentáculo é o personagem central de
um novo videogame para o
Xbox chamado Yaris, que a Toyota apresentou no início do
mês. O game é oferecido gratuitamente a todos os proprietários de consoles GameBox 360
nos EUA e Canadá. Trata-se do
primeiro videogame para o
Xbox criado por um anunciante e distribuído por intermédio
do Xbox Live, o serviço em que
os jogos podem ser baixados.
Como dezenas de outras empresas que produzem bens de
consumo, a Toyota está cada
vez mais criando conteúdo próprio, como esse videogame, em
lugar de depender de publicidade em comerciais de TV.
"As pessoas podem acelerar
as imagens e fazer muitas outras coisas para evitar a publicidade inserida entre as partes de
um programa", disse Kim
McCullough, gerente de marketing da Toyota. "É por isso
que temos de avançar para
além da publicidade convencional e criar conteúdo que
realmente envolva as pessoas."
A Toyota lançou o Yaris no
segundo trimestre de 2006 e
vem concentrando os esforços
de publicidade do modelo nos
consumidores jovens. O Yaris
não é a primeira marca a ser
veiculada por meio de um jogo
produzido com exclusividade.
Dois anos atrás, a Volvo introduziu um jogo para o Xbox
cuja ênfase era a segurança ao
dirigir; o videogame era distribuído gratuitamente nas concessionárias. O Doritos organizou um concurso de idéias para
o Xbox Games -e as cinco
idéias vencedoras estão sendo
produzidas por profissionais.
Os anunciantes também estão cada vez mais adquirindo
espaço de merchandising nos
jogos, em lugar de criar jogos
próprios. Os anunciantes nos
EUA investirão US$ 502 milhões em publicidade em videogames neste ano, ante US$ 346
milhões em 2006, segundo o
grupo de pesquisa de mercado
eMarketer. Pouco mais de metade desse total representa publicidade inserida em jogos, e o
restante, jogos desenvolvidos
por anunciantes, conhecidos
no setor como "advergames".
Os anunciantes em geral
consideram os fãs de videogames como pessoas difíceis de
atingir e avessas a mensagens
comerciais, disse Shahid Khan,
da empresa de consultoria de
mídia IBB Consulting Group.
"Trata-se de um grupo que
não gosta de ser alvo de publicidade", afirmou. "O jogo precisa
ser realmente bom. Se for um
videogame realmente bom, não
fará diferença que tenha sido
produzido por um anunciante."
A idéia e o projeto do jogo do
Yaris vieram da Saatchi & Saatchi, a agência da Toyota, que
terceirizou a produção para a
Backbone Entertainment. A
firma é conhecida principalmente pela criação do Sonic, o
famoso porco-espinho da Sega.
A Toyota investiu alguns milhões de dólares na campanha,
incluindo os pagamentos à Microsoft pela promoção e desenvolvimento do jogo, a um custo
superior ao dos jogos típicos.
"O nível de acabamento desse jogo é realmente elevado",
disse Harvey Marco, diretor da
Saatchi & Saatchi. "Não é um
caso escancarado de "branding".
O jogo tem o nome do Yaris, e
envolve dirigir um Yaris, mas
não vamos colocar assinaturas
publicitárias no jogo."
Tradução de PAULO MIGLIACCI
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