São Paulo, quarta-feira, 28 de outubro de 2009

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VW detecta falha que ameaça 400 mil carros

Problema, que atinge modelos Novo Gol, Fox e Voyage, ocorre pela perda de propriedade de lubrificação do óleo usado

Enquanto veículo estiver na concessionária, proprietário terá carro-reserva; Volks arcará com todos os custos da troca de óleo e das peças


DO ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

A Volkswagen afirmou ontem ter encontrado o problema que pode atingir cerca de 400 mil motores 1.0 dos modelos Novo Gol, Fox e Voyage.
Na apresentação do Fox reestilizado à imprensa, José Loureiro, gerente de engenharia da Volkswagen, esclareceu que o problema ocorre pela perda das propriedades de lubrificação do óleo utilizado, devido à ação do álcool combustível nesses motores da família EA111.
Isso pode gerar ruídos internos repetitivos, avariar as partes móveis e baixar o nível de óleo do motor -se todo o fluido vazar, pode até fundir o propulsor, afirma Loureiro.
Em abril de 2008, a montadora mudou a especificação do óleo para VW 502 00 -equivalente ao API SJ com viscosidades 5W40, 10W40 ou 15W40. Era para "melhorar o desempenho do motor VHT", após alterações mecânicas que aumentaram a potência e reduziram as emissões -entrava em vigor a fase L5 do Proconve (programa de controle dos poluentes).
Em nota, a Volkswagen afirma que o pedido foi feito pela própria fábrica, e não pelo fornecedor, que apenas segue as orientações da montadora.
Loureiro preferiu não revelar o nome do fornecedor do óleo e garantiu que não houve nenhum registro de problema com os motores 1.6 de Gol, Fox e Voyage.
O primeiro caso foi detectado pela montadora há um mês. Concessionárias, porém, dizem já ter recebido reclamações há mais de quatro meses.

Carro-reserva
Thomas Schmall, presidente da Volkswagen, disse à Folha que a montadora vai dar um carro-reserva aos proprietários enquanto seus carros estiverem na concessionária. A montadora também irá assumir todos os custos referentes à troca do óleo e das peças. Será a mesma especificação usada no motor 1.0 desde 2003, quando o primeiro Fox foi lançado, até abril de 2008.
Todos os modelos fabricados de lá para cá receberão o fluido correto na revisão a cada 10 mil quilômetros, ainda que o carro não apresente ruído no motor. Se isso ocorrer, a concessionária vai analisar caso a caso e trocar gratuitamente as peças danificadas. "Em alguns casos, pode trocar até o motor inteiro", diz Loureiro.
Schmall revelou ainda que a montadora irá prolongar a garantia desses modelos de três para quatro anos para motor e câmbio, mas não será um caso de recall. Para o presidente da VW, o problema não envolve segurança.
A montadora também vai arcar com as despesas legais para a revalidação do número do novo motor, que traz o código do chassi. A taxa é de R$ 122,05 para os carros licenciados e R$ 165,17 para os não licenciados.
(FABIANO SEVERO)

O jornalista viajou a convite da Volkswagen



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