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VW detecta falha que ameaça 400 mil carros
Problema, que atinge modelos Novo Gol, Fox e Voyage, ocorre pela perda de propriedade de lubrificação do óleo usado
Enquanto veículo estiver na
concessionária, proprietário
terá carro-reserva; Volks
arcará com todos os custos
da troca de óleo e das peças
DO ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA
A Volkswagen afirmou ontem ter encontrado o problema
que pode atingir cerca de 400
mil motores 1.0 dos modelos
Novo Gol, Fox e Voyage.
Na apresentação do Fox
reestilizado à imprensa, José
Loureiro, gerente de engenharia da Volkswagen, esclareceu
que o problema ocorre pela
perda das propriedades de lubrificação do óleo utilizado, devido à ação do álcool combustível nesses motores da família
EA111.
Isso pode gerar ruídos internos repetitivos, avariar as partes móveis e baixar o nível de
óleo do motor -se todo o fluido
vazar, pode até fundir o propulsor, afirma Loureiro.
Em abril de 2008, a montadora mudou a especificação do
óleo para VW 502 00 -equivalente ao API SJ com viscosidades 5W40, 10W40 ou 15W40.
Era para "melhorar o desempenho do motor VHT", após alterações mecânicas que aumentaram a potência e reduziram
as emissões -entrava em vigor
a fase L5 do Proconve (programa de controle dos poluentes).
Em nota, a Volkswagen afirma que o pedido foi feito pela
própria fábrica, e não pelo fornecedor, que apenas segue as
orientações da montadora.
Loureiro preferiu não revelar
o nome do fornecedor do óleo
e garantiu que não houve nenhum registro de problema
com os motores 1.6 de Gol, Fox
e Voyage.
O primeiro caso foi detectado
pela montadora há um mês.
Concessionárias, porém, dizem
já ter recebido reclamações há
mais de quatro meses.
Carro-reserva
Thomas Schmall, presidente
da Volkswagen, disse à Folha
que a montadora vai dar um
carro-reserva aos proprietários
enquanto seus carros estiverem na concessionária. A montadora também irá assumir todos os custos referentes à troca
do óleo e das peças. Será a mesma especificação usada no motor 1.0 desde 2003, quando o
primeiro Fox foi lançado, até
abril de 2008.
Todos os modelos fabricados
de lá para cá receberão o fluido
correto na revisão a cada 10 mil
quilômetros, ainda que o carro
não apresente ruído no motor.
Se isso ocorrer, a concessionária vai analisar caso a caso e
trocar gratuitamente as peças
danificadas. "Em alguns casos,
pode trocar até o motor inteiro", diz Loureiro.
Schmall revelou ainda que a
montadora irá prolongar a garantia desses modelos de três
para quatro anos para motor e
câmbio, mas não será um caso
de recall. Para o presidente da
VW, o problema não envolve
segurança.
A montadora também vai arcar com as despesas legais para
a revalidação do número do novo motor, que traz o código do
chassi. A taxa é de R$ 122,05
para os carros licenciados e R$
165,17 para os não licenciados.
(FABIANO SEVERO)
O jornalista viajou a convite da Volkswagen
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