São Paulo, quarta-feira, 28 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação cai para 0,77% em São Paulo

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A taxa de inflação começou a recuar em São Paulo. Mesmo assim, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) refez para cima as projeções da taxa para este mês e para o ano.
Nos últimos 30 dias terminados no dia 21, a taxa de inflação para os paulistanos foi de 0,77%, o primeiro recuo nas últimas cinco semanas. A taxa anterior divulgada pela Fipe indicava inflação de 0,90% no acumulado de 30 dias.
A inflação de novembro deverá ficar em 0,60%. A previsão anterior era taxa próxima a 0,40%. A inflação volta também em dezembro. Até a semana passada, a Fipe não previa evolução média dos preços no próximo mês. Agora, a instituição diz que deverá ocorrer alta média de 0,20% no período. Com as revisões de taxa deste mês e do próximo, a Fipe prevê agora uma inflação de 7,1% para 2001.
Poucos produtos são responsáveis pela inflação, diz o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe, Heron do Carmo. As altas de preços dos cigarros, arroz, gasolina, ônibus e carne foram responsáveis por 55% da inflação de 0,77% divulgada ontem pela Fipe.
A inflação deste ano registrou os efeitos de um minichoque agrícola, reajustes salgados nas tarifas e aumento acelerado nos preços do petróleo. No próximo ano, a inflação não deve sofrer novamente esses efeitos. Por isso, Heron do Carmo diz que a taxa deve convergir, nos próximos meses, para a meta prevista pelo governo e fechar 2002 em 5%.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Beny Parnes substituirá Gleizer no BC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.