São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 2006

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Roupa é a 1ª opção de presente no Natal, revela pesquisa da FGV

DA SUCURSAL DO RIO

O consumidor está mais otimista no futuro, mas mantém a atitude cautelosa para as compras de Natal. Sondagem da FGV constatou que 36,1% dos entrevistados pretendem gastar de R$ 21 a R$ 50 com o presente. A preferência recai sobre os artigos de vestuário, opção de 41,8% dos entrevistados.
Em segundo lugar aparecem os brinquedos, escolha de 19,9% dos consumidores. Os eletrodomésticos ocupam o sétimo lugar na lista, com a preferência de 3% dos entrevistados.
O indicador de intenção de compra nos próximos meses atingiu o maior patamar da série em novembro, com alta de 2,1%. "Apesar disso, ainda não há um sentimento de euforia, os consumidores ainda querem economizar, exceto nas faixas de renda mais baixas. O consumo nas faixas C e D está aumentando, com inflação em baixa, reajuste do salário mínimo e programas de transferência de renda", disse Aloísio Campelo, da FGV.
Na faixa de renda domiciliar até R$ 2.100, 14,6% dos entrevistados pretendem gastar mais no Natal. Entre os mais ricos, com renda acima de R$ 9.600, apenas 9,2% planejam gastar mais. Entre as capitais pesquisadas, a mais otimista é Recife, onde 30,3% dos consumidores vão gastar mais. A mais pessimista é Porto Alegre, com 7,2%. Em São Paulo, esse percentual ficou em 10,2%.


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