São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa poderá receber recursos dos Emirados Árabes para explorar pré-sal

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) afirmou ontem que os Emirados Árabes estão dispostos a emprestar dinheiro para a Petrobras investir no pré-sal. O ministro recebeu representantes daquele país. "Eles têm um fundo soberano com US$ 1 trilhão e estão querendo emprestar para o Brasil", disse Lobão.
Ainda de acordo com o ministro, o valor a ser emprestado dependeria das necessidades da estatal brasileira para explorar o pré-sal ou outros investimentos.

Nova regulamentação
O ministro disse que na semana que vem o grupo de trabalho que estuda a nova regulamentação para a exploração de petróleo na região do pré-sal deverá concluir o seu trabalho. Segundo Lobão, na semana seguinte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá receber "sugestões".
O governo pretende mudar o atual sistema de concessão para outro, no qual imagina poder obter mais ganhos.
Considerando o que o governo já adiantou sobre as mudanças, o modelo mais provável a ser adotado pelo país é o de partilha da produção, no qual parte do óleo extraído fica com a União. No modelo de concessão, o óleo é do concessionário e a União ganha com o recolhimento de tributos.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: "Não há problema de caixa", afirma diretor da estatal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.