São Paulo, quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MONTADORAS

Negociações entre Ford e Toyota animam investidores

DA REDAÇÃO

A indústria automotiva foi o foco das Bolsas dos Estados Unidos ontem com a notícia do encontro entre os presidentes da Ford e da Toyota na semana passada. Uma potencial parceria puxou as ações das duas montadoras durante o dia. Os papéis da Toyota tiveram alta de 2% e foram a US$ 134,26. Já as ações da Ford aumentaram 1,2%, fechando a US$ 7,58 na Bolsa de Nova York.
A Toyota anunciou que seu presidente, Fujio Cho, reuniu-se com o presidente da Ford, Alan R. Mulally. No encontro, também estavam presentes executivos das duas companhias.
A montadora não revelou o teor das conversas, afirmando tratar-se de uma reunião de cortesia, mas há indicações de que o assunto foi o desenvolvimento de tecnologias menos poluentes, como carros movidos a hidrogênio. Outra questão seria como a Toyota poderia auxiliar a Ford a aumentar sua eficiência. A Ford atravessa grave crise financeira e vem perdendo espaço na América do Norte, seu principal mercado.
O encontro entre a Ford e a Toyota segue as conversas entre General Motors, Renault e Nissan, ocorridas neste ano. No entanto, não se esperam discussões sobre compras em conjunto ou aliança na produção de automóveis. Para analistas, a Toyota deve se interessar pelo sistema de carros híbridos.


Texto Anterior: Argentinos terão depósitos restituídos
Próximo Texto: Bovespa sobe 2,12% e bate novo recorde de pontuação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.