São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE

Lula pede investimentos a governadores

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos 17 governadores das regiões Norte e Nordeste e de Mato Grosso, com quem se reuniu ontem, que antecipem os investimentos previstos para o segundo semestre.
Lula quer que as obras sejam feitas no início do ano para reduzir o impacto da crise. O presidente aconselhou os governadores a reduzirem despesas de funcionamento da máquina pública.
Afetados pela queda na arrecadação dos impostos próprios e dos repasses da União, os governadores pediram que o governo federal não faça novas desonerações de tributos cuja receita seja compartilhada com os Estados, como o IR (Imposto de Renda) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
"Os incentivos com esses impostos já afetaram a nossa receita. O governo tem que tomar medidas, mas o remédio não pode ser transformado em veneno ao reduzir a capacidade de investimentos dos Estados", disse o governador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).
De acordo com a governador Wilma Faria (PSB-RN), o presidente comprometeu-se a não fazer novas desonerações que afetem a receita dos Estados. No Rio Grande do Norte, as transferências constitucionais caíram 8% em dezembro ante igual mês de 2007.


Texto Anterior: Valeo e trabalhadores fecham 1º acordo de redução de jornada e salário em SP
Próximo Texto: Trabalho 1: Protesto contra demissões no RS reúne 300
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.