São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanha tem 1ª recessão em 15 anos, afirma BC

DA REDAÇÃO

País com a maior taxa de desemprego da Europa, a Espanha entrou oficialmente em recessão no quarto trimestre do ano passado, um quadro que não ocorria desde 1993. A economia do país encolheu 1,1% nos últimos três meses de 2008, depois de se retrair em 0,2% entre julho e setembro, segundo dados do banco central espanhol -os números oficiais do instituto de estatísticas do país serão divulgados em 12 de fevereiro.
Assim, a economia espanhola é mais uma da Europa a entrar em recessão, se unido às do Reino Unido, da Alemanha, da Estônia, da Itália, da Letônia e da Suécia.
Antes um dos países que mais cresciam na Europa, a Espanha foi fortemente atingida pela crise global, especialmente no setor de construção, que vivia um período de forte expansão. Um dos efeitos foi que, no fim de 2008, pela primeira vez 3 milhões de pessoas estavam desempregadas no país. E o governo prevê que o desemprego continuará a crescer neste ano, com 15,9% da população economicamente ativa sem trabalho (no segundo trimestre de 2007, a taxa era de 7,95%), e que o PIB da quinta maior economia europeia se retrairá em 1,6%.


Texto Anterior: Crise deixará 51 milhões sem trabalho, diz OIT
Próximo Texto: Starbucks demite até 6.700 e fecha 300 lojas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.