São Paulo, domingo, 29 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROLÂNDIA

Inflação recua nos países da zona do euro
A taxa de inflação da zona do euro desacelerou para 1,6% nos 12 meses encerrados em fevereiro, informou na sexta-feira a agência de estatísticas Eurostat. Os dados ainda são preliminares e deverão ser revistos. Em mais um sinal de melhora do cenário inflacionário da região, o dado de janeiro foi revisto para baixo -de 2% para 1,9%.
Para janeiro, a agência de estatísticas informou que o núcleo da taxa ficou estável em 1,9%. No cálculo do núcleo não entram os dados dos setores de alimentos e energia, considerados muito voláteis.
A inflação ainda tem ampla variação dentro da zona do euro, com a Grécia registrando a taxa mais alta, de 3,1%, e a Finlândia a menor, de 0,8%.
De qualquer maneira, a queda nos índices deixará o Banco Central Europeu ainda mais sob pressão. A instituição se reúne nesta semana e divulgará a decisão sobre a taxa de juros, hoje em 2% ao ano, na quinta-feira. Mas políticos do bloco defendem um corte na taxa por causa da valorização do euro. (DA REUTERS)


Texto Anterior: Panorâmica - Automóveis: Fiat reduz prejuízo para 1,9 bilhão
Próximo Texto: Artigo - Francisco Pessoa Faria: É hora de um "Palocci do Desenvolvimento"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.