São Paulo, sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minas defende ampliação de lista da carne para a UE

Estado com maior número de fazendas habilitadas quer "desobstrução" maior

Para o governador Aécio Neves, autorização a apenas 106 propriedades é "algo absolutamente distante do que é necessário" ao país

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Minas Gerais atribui à eficiência das medidas adotadas pela defesa sanitária no Estado o fato de 87 das 106 fazendas liberadas para exportar carne bovina "in natura" para a União Européia serem mineiras.
Atualmente, além de Minas, apenas Rio Grande do Sul (11 fazendas), Mato Grosso (quatro), Goiás (duas) e Espírito Santo (duas) estão autorizados a exportar para os europeus.
O secretário de Agricultura de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, disse que, "se lobby significa a qualidade do serviço, o trabalho vigoroso, sem fazer concessão, está correto". Rodrigues disse que o que determinou isso foi a capacidade de Minas rastrear o rebanho e, com 1.100 fiscais, além dos convênios com a Polícia Militar, auditar 1.710 fazendas, das quais 1.237 foram selecionadas.
Segundo ele, da lista de 2.681 fazendas criada pelo Brasil para apresentar à União Européia, em janeiro deste ano, as 1.237 fazendas mineiras -46% do total- estavam incluídas.
O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), disse que vê como "algo positivo" o fato de em Minas estar com a maioria das 106 fazendas. Mas disse ser "algo absolutamente distante do que é necessário".
"O positivo é que Minas Gerais é o Estado brasileiro com o maior número de áreas selecionadas. Mas o mais importante nesta hora, e o ministro Reinhold [Stephanes, da Agricultura] está dedicado a isso, é a ampliação dessas áreas e a desobstrução de todos aqueles que, no Estado, fizeram o rastreamento, que é a grande maioria das fazendas de Minas Gerais", disse Aécio.
Minas, segundo Rodrigues, é o quarto Estado em tamanho do rebanho, ficando atrás de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. No território mineiro são cerca de 22 milhões de cabeças. O número considera rebanhos com aptidão para produzir carne e leite.


Texto Anterior: Consumo: Justiça condena Esso a pagar multa de R$ 3 mi por dumping
Próximo Texto: Abastecimento faz Argentina limitar vendas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.