São Paulo, sábado, 29 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACERTO COM O LEÃO

Total supera em 7% os 20,56 mi do ano passado; 98,2% dos contribuintes entregaram pela internet

Receita recebe 22 mi de declarações do IR

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Mais de 22 milhões de contribuintes entregaram as declarações do Imposto de Renda dentro do prazo estipulado pela Receita Federal, encerrado ontem, às 20h.
A previsão da Receita era receber 22 milhões de declarações neste ano -7% a mais em relação aos 20,56 milhões de 2005.
O sistema on-line da Receita fechou a contagem com 21.610.796 declarações entregues por meio eletrônico. Foram cerca de 400 mil formulários via Correios. No total, foram 22,01 milhões.
O secretário da Receita, Jorge Rachid, destacou o fato de 98,2% dos contribuintes terem feito a declaração por meio eletrônico. No ano passado, 97,8% dos contribuintes optaram por esse meio.
"Dá segurança ao contribuinte, reduz o custo para a sociedade e podemos dar maior agilidade ao processo", afirmou Rachid, que informou também que não houve congestionamento no sistema.
O dia com a maior quantidade de entregas foi quinta-feira (penúltimo dia), com 2,4 milhões durante 20 horas. Ontem, com tempo de entrega menor (15 horas), o volume chegou a 2,165 milhões.
O sistema da Receita tem capacidade para receber 3 milhões de declarações por dia, sem problemas de congestionamento.

Primeiro lote em junho
A Receita informou que pretende liberar o primeiro dos sete lotes de restituições no dia 16 de junho próximo. Terão prioridade no recebimento das restituições os idosos (mais de 60 anos) e aqueles que entregaram primeiro.
O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, estima o número de idosos em 900 mil. O último lote normal será pago em 15 de dezembro.
Os contribuintes que não entregaram as declarações dentro do prazo terão que pagar multa de 1% ao mês sobre o valor do IR devido, ainda que já pago.
No ano passado, os contribuintes que não cumpriram o prazo foram 1,078 milhão, e a Receita estima que o número deste ano seja próximo disso.
O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, e o máximo, de 20% do IR devido. Para quem não tem imposto a pagar, a multa é de R$ 165,74. O sistema da Receita só volta a funcionar às 8h da próxima terça. O contribuinte que entregar a declaração a partir da próxima semana vai receber a notificação de multa por atraso logo após a transmissão.


Texto Anterior: Analista argentino aponta chance de integração
Próximo Texto: Pecuária: Frigorífico retoma abate e recontrata em MS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.