São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TAM assina com Airbus para a aquisição de 37 aeronaves

MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

A TAM, que chegou a negociar a aquisição de aeronaves da Embraer, anunciou ontem que assinou um memorando de entendimento com a Airbus para compra de 37 aviões. O objetivo é substituir, até 2010, os 22 Fokker-100 que restam em sua frota e também ampliar a capacidade de oferta da companhia.
A empresa informou que optou, para a substituição, por aviões com maior número de assentos por causa do forte crescimento da demanda no mercado doméstico neste ano até maio, de 21,2%.
Os aviões Fokker-100 são marcados por uma carreira desastrosa no Brasil -entre outros incidentes, está o acidente ocorrido em 1996, sob a bandeira da própria TAM. A empresa os vem substituindo desde agosto de 2002, quando possuía 50 desses aviões. A companhia tem uma frota formada por aviões Airbus, mas chegou a negociar com a Embraer a compra de aviões 190 para substituição dos Fokker-100.
Acabou optando pelos A319 (144 lugares) e A320 (174 lugares), para os quais assinou memorando de entendimento para adquirir 15 e 16 unidades, respectivamente. A companhia aérea também encomendou seis A330, avião usado para vôos internacionais.
Além da substituição, o anúncio está relacionado com a forte alta da demanda no Brasil neste ano. No final de 2005, a TAM esperava chegar até dezembro de 2006 com 85 aviões na frota, expectativa aumentada para 96 aeronaves atualmente. Anteontem, a Gol anunciou uma revisão para cima de seu plano de frota. Até o final do ano, a expectativa da empresa é ter 62 aviões em sua frota.


Texto Anterior: NY mantém liminar que barra arresto
Próximo Texto: Crise de aérea freia expansão de desembarques internacionais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.