São Paulo, Quinta-feira, 29 de Julho de 1999
Próximo Texto | Índice

PAINEL S/A

É preciso mais
A venda da Cesp Paranapanema com ágio de 90,21% animou o mercado financeiro no início do dia, mas não foi suficiente para manter o clima positivo. Na avaliação de especialistas, notícias boas são bem-vindas, mas os fundamentos da economia continuam preocupando.

Já ganhou
Representantes da Duke Energy International pareciam ter certeza da vitória desde que chegaram à Bovespa, ontem, por volta das 8h. Distribuíam cartões e sorrisos, sem a tensão típica desses leilões.

Caiu por terra
O resultado do leilão da Paranapanema derrubou um argumento comumente usado contra a privatização de hidrelétricas: o passivo ambiental reduziria o preço e o interesse dos participantes. Não foi o que se viu.

Empreiteiros comemoram
Para Paulo Godoy, da Apeop (que reúne os construtores de obras públicas), o governo fez caixa para quitar o saldo das debêntures que emitiu, no valor de R$ 1,6 bilhão, o que reduzirá as dívidas das empresas. Ou seja, o dinheiro do leilão já tem destino.

Medo da falta
A privatização trará investimentos para a área energética, mas as empresas preocupam-se com a possível falta e com o custo da energia no país. A Abrace, que reúne os grandes consumidores de energia, ganhou quatro novos membros no último mês.

Dança das cadeiras
Waldemar Petty, que saiu BankBoston, voltará para o Citibank, agora na diretoria de vendas da divisão de pessoa física. Gilberto Caldart, o titular da área, vai para o banco, nos EUA.

Decepção
A Coca-Cola esperava compensar no Brasil a queda de vendas na Europa. Mas o volume caiu 1% no segundo trimestre, por aqui.

Pão ameaçado
A Abitrigo alerta: com a greve dos caminhoneiros, está ameaçado o abastecimento de trigo e derivados. Já começa a faltar o trigo importado nos moinhos.

Jogo de empurra 1
O sindicato dos transportadores de carga se queixa: o governo não faz a sua parte para melhorar as condições do transporte de cargas perigosas. A lei, dizem os transportadores, é confusa, as estradas, mal conservadas e a fiscalização, inadequada. Os governos (União, Estado e municípios) justificam: não há dinheiro.

Jogo de empurra 2
Mas parece que há um pouco de boa-vontade: A Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo assina protocolo com empresas e trabalhadores para melhorar as condições de segurança e saúde do setor, amanhã.

Namorados x mães
Em junho, os shoppings venderam 1,2% a mais do que em maio. Motivo: o Dia dos Namorados superou o Dia da Mães em muitos Estados. Só em Minas e Pernambuco as mães continuaram mais fortes que os namorados, de acordo com uma administradora de shoppings que atua em 12 capitais.

Mercado crescente
A Associação Brasileira de Administração de Consórcios constatou: o número de participantes em consórcios aumentou entre 10% e 15% no primeiro semestre contra igual período do ano passado.

E-mail: painelsa@uol.com.br


Próximo Texto: Greve nacional é mantida; FHC convocará o Exército
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.