São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ENERGIA

Petrobras formaliza contrato para explorar petróleo na Colômbia
A Petrobras formalizou na sexta-feira em Bogotá um contrato de parceria para explorar petróleo na Colômbia. A sociedade envolverá, além da estatal brasileira, a colombiana Ecopetrol (Empresa Colombiana de Petróleos), também estatal, e a norte-americana ExxonMobil. O acordo, segundo fontes oficiais colombianas, é o maior já firmado no país.
O ministro de Minas e Energia da Colômbia, Luis Ernesto Mejía, destacou o prestígio da Petrobras no campo de exploração em águas profundas.
"A grande experiência da Petrobras aliada à capacidade financeira da ExxonMobil nos permitem ter toda certeza de que este acordo terá sucesso", disse Mejía.
No próximos meses, equipes de geologia das três empresas sócias definirão os locais para perfuração.
Segundo o ministro, a atuação da Petrobras será focada na fase exploratória e de desenvolvimento no caso da descoberta de petróleo. A descoberta de gás ficará a cargo da ExxonMobil.
"As companhias têm, cada uma, 40% de participação no acordo. Os 20% restantes são da Ecopetrol."

Descoberta
Na última segunda-feira, foi comprovada a existência de uma reserva de 120 milhões de barris de hidrocarbonetos, dos quais 15 milhões são de petróleo e o resto de gás. A quantidade será suficiente para abastecer todas as necessidades da Colômbia nos próximos três anos.
Há dois meses, a Petrobras firmou um memorando para explorar uma área de 45 mil m2 no Caribe colombiano, em parceria com a norte-americana ExxonMobil. Um mês depois, a empresa dos EUA se somou ao acordo já assinado entre a empresa do Brasil a Ecopetrol.
(DA REDAÇÃO)

Texto Anterior: Lições contemporâneas - Luiz Gonzaga Belluzzo: O mundo desigual das moedas nacionais
Próximo Texto: Luís Nassif: O piano do cine Odeon
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.