São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2004

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COMÉRCIO

Micro e pequena exportadoras aumentam 135%

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O número de micro e pequenas empresas que passaram a exportar de maneira contínua aumentou 134,6% entre 1998 e 2003, segundo levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Há seis anos, 1.791 empresas de pequeno porte vendiam para o mercado externo de forma constante. No ano passado, esse número passou para 4.202.
"Isso significa que essas empresas incorporaram na sua estratégia de negócios vender para o mercado externo parte de sua produção", diz o diretor técnico do Sebrae, Luiz Carlos Barboza.
Em 1998, apenas 17,1% das microempresas que exportavam faziam negócios regulares com o exterior. Em 2003, a porcentagem chegou a 49,6%. No caso das pequenas empresas, a porcentagem subiu de 39,7% para 66,3%.
Apesar de o comércio exterior ter entrado para a realidade de um maior número de empresas de pequeno porte, a participação do setor nas exportações total do Brasil ainda é pequena. Dos quase US$ 73 bilhões que o país exportou no ano passado, apenas US$ 1,515 bilhão (2,4%) foi de vendas de micro e pequenas empresas. Em 1998, o valor das exportações das empresas de pequeno porte era de US$ 1,087 bilhão (2,5%).
Embora sejam responsáveis por uma pequena parcela do comércio exterior do país, as pequenas empresas são 62,1% (7.002) do total de estabelecimentos que exportam no Brasil. (AS)


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