São Paulo, terça-feira, 29 de setembro de 2009

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Telefônica reage a falhas e anuncia investimentos

A Telefônica vai anunciar medidas para implantação do que considera melhorias na rede de voz, em todos os municípios da área de atuação da empresa em São Paulo.
Entre as medidas adotadas, Antonio Carlos Valente, presidente da companhia, destaca a construção de uma rede chamada de sinalização redundante, como se fosse uma duplicação da rede, para acesso aos serviços de emergência como Polícia (190), ambulâncias (192) e Corpo de Bombeiros (193).
"É um conjunto de ações de segurança e confiabilidade que serão implementadas gradualmente e estarão totalmente concluídas até meados de 2010", diz Valente.
O projeto soma-se a iniciativas em banda larga anunciadas anteriormente e responde a problemas no sistema que usuários da Telefônica enfrentaram há três semanas.
No dia 8 de setembro passado, clientes da Telefônica foram impossibilitados de completar ligações ou encontraram muitas dificuldades para fazer chamadas na Grande São Paulo. Serviços essenciais, como 190 e 193, também pararam de funcionar na ocasião.
A empresa, segundo Valente, está implantando medidas adicionais de segurança física dos sistemas e dos procedimentos utilizados para ampliação, operação e manutenção do sistema de telefonia do Estado de São Paulo, em especial em seus pontos mais sensíveis.
A Telefônica está ampliando ainda o contingenciamento da rede de sinalização por canal comum, chamado de SS7, vital para o tráfego telefônico no Estado de São Paulo.
Até o final de 2009, melhorias já serão percebidas, ainda que este projeto só será finalizado em meados de 2010, afirma Valente.

MEIO DE CAMPO

Com a proximidade da Copa, neste final de ano, o mercado publicitário vai partir para o ataque, segundo Sérgio Valente, presidente da DM9DDB, que usa metáforas de futebol para dizer que o tempo de "retranca e meio de campo" provocado pela crise ficou para trás. "No primeiro trimestre nem sentimos tanto, porque é verão, tempo de consumo no Brasil, com férias e volta às aulas." Já o segundo trimestre foi de lançamentos postergados e planejamentos comprometidos, diz. O fim do ano deve trazer crescimento. "A chegada de anos pares, de Copa e Olimpíada, são sempre bons." A meta da DM9DDB agora é crescer 9% em 2009, segundo Valente, que comemora hoje os 20 anos da agência.

CESTA BÁSICA 1
A maioria dos brasileiros (81%) prefere que o presidente da República reduza os impostos dos alimentos do que aumente o benefício do Bolsa Família. A informação é de pesquisa do Instituto Análise/Insight, feita na última semana de agosto, com mil pessoas, em cerca de 70 cidades brasileiras.

CESTA BÁSICA 2
A pesquisa apresenta dados diferentes na divisão por renda e por região do Brasil. No Nordeste, 25% das pessoas preferem o aumento do Bolsa Família ao corte de impostos nos alimentos. No Sul, apenas 6%. Entre as pessoas com renda familiar de até um salário mínimo, 32% gostariam de ter o incremento do Bolsa Família, enquanto 100% dos entrevistados com renda familiar acima de 15 salários mínimos escolheram a redução dos impostos de alimentos.

CRIANÇA
A Tip Top, fabricante de roupas infantis, abriu 20 lojas nos últimos 12 meses, quando entrou no segmento de franquias. Até 2008, o foco da empresa era a confecção de roupas. A expansão no varejo foi uma resposta à crise, segundo a Tip Top. A expectativa é que as lojas franqueadas movimentem R$ 20 milhões neste ano.

ACARAJÉ
A revista "Licia", da empresária Licia Fabio, chega às bancas de todo o país na quinta-feira. A revista trará reportagens sobre pessoas e particularidades da região Nordeste.

RISCO AGRÍCOLA 1
Cerca de 40% das fazendas de grande porte e 80% das fazendas corporativas no Brasil não contratam seguros para prevenir perdas em suas lavouras. Os dados são de estudo feito com produtores rurais de dez Estados pela resseguradora Swiss Re, que será divulgado hoje.

RISCO AGRÍCOLA 2
O levantamento também aponta que 90% das cooperativas de produtores, 74% das fazendas de grande porte e 70% das fazendas corporativas afirmam que o clima é a maior ameaça à agricultura brasileira no futuro.

COMPRA E VENDA
A Softway, empresa que desenvolve softwares para comércio exterior, vai inaugurar uma filial no Rio de Janeiro em outubro para atender a demanda do setor petrolífero. A expectativa de aquecimento do setor com as atividades de exploração de petróleo na camada pré-sal motivou a empresa a investir no Estado e no setor. Softwares específicos para importação e exportação de petróleo e derivados já estão em desenvolvimento na Softway. A abertura da unidade carioca receberá investimento de 3% do faturamento da companhia.

NA CABECEIRA
A versão em português do livro "Os Chimpanzés Sonham em se Aposentar?" (editora Campus-Elsevier, 224 pág., R$ 49,90) ressalta a importância de compreender as pessoas no ambiente de negócios. Escrita pelo israelense Jacob Burak, a obra aborda questões como até que ponto a ordem de nascimento de irmãos influencia em seu sucesso profissional e a importância da humildade no mundo corporativo.


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


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